LIVROS

A Escrita Ortográfica na Escola e na Clinica

Código

2162

(R$) 89,70

Uma das tarefas da escola é zelar pela grafia correta de seus educandos, mas, paradoxalmente, ela não sabe como fazê-la. É como se para ela não valesse a exigência de que o escrever certo implica a ação recíproca de ensinar certo. E o resultado é um ensino deficiente e uma sensação de incapacidade por parte do aluno.

Este livro vem preencher duas importantes lacunas: a necessidade inquestionável do ensino adequado da norma ortográfica, requisito singular para a promoção das pessoas em sociedade, e o reconhecimento da existência de indivíduos menos talentosos na notação ortográfica, mas que, assim mesmo, podem progredir acadêmica e socialmente.

Na sua construção, divide-se entre, de um lado, uma reflexão sobre as teorias relativas à linguagem escrita, processamento, aquisição e considerações sobre o erro ortográfico; e, de outro, um caminho prático, com o delineamento de seqüências didáticas e instrumentos de avaliação, para rever os métodos de estudo da palavra escrita.

Com experiência de mais de 40 anos em teoria e prática fonoaudiológica e psicopedagógica, a autora pontua a necessidade do ensino adequado da norma ortográfica, não apenas pela difusão do conhecimento e pelo incremento de pesquisas acadêmicas, aplicáveis à situação clínica e escolar, como pela proposição de situações práticas, capazes de auxiliar na avaliação de estratégias eficazes de trabalho.

Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Sonia Moojen