LIVROS

Sentidos e Significados do Professor na Perspectiva Sócio-Histórica - relatos de pesquisa

Código

1578

(R$) 45,50

A intenção deste livro é apresentar o relato de seis pesquisas realizadas junto a professoras do ensino fundamental, tendo todas elas como referencial teórico-metodológico a perspectiva da psicologia sócio-histórica, e utilizando significado e sentido como categorias centrais. Os motivos que nos levam a considerar a importância e mesmo a urgência de tornar públicas as pesquisas em questão são o grande avanço e crescente interesse na perspectiva sócio-histórica, vista como uma abordagem promissora para a apreensão so homeme, constituindo-se, dessa forma, em um referencial teórico-metodológico importante para o trabalho de pesquisa; a relevância das categorias sentido e significado, entendidas no momento como formas privilegiadas para a apreensão da singularidade do ser humano; o interesse, tanto por parte de pesquisadores como de professores, em obter subsídios, seja na forma de teorização, seja, mais claramente, como resultados de pesquisa, que venham responder às muitas questões engendradas pela prática docente. A temática abordada pelas autoras leva-nos a acreditar que este trabalho aportará valiosas contribuições tanto no campo da teoria e da metodologia de pesquisa como no campo da formação e prática do professor, possibilitando o aperfeiçoamento dos profissionais do ensino, especialmente no que se refere à construção de intervenções que considerem a singularidade dos indivíduos concretos nelas envolvidos.

 

Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Org.)