LIVROS

Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação

Código

1632

(R$) 77,05

Este livro, organizado pelas professoras Marilda Facci e Marisa Meira, é dedicado a estudantes e profissionais de Psicologia, educação e áreas afins, que tenham a preocupação de compreender e analisar a constituição da subjetividade e sua relação com o processo educativo, a partir da Psicologia Histórico-cultural, com base marxista. Como nos informa o Prof. Newton Duarte, no prefácio desta obra, "seu objetivo é contribuir para que a psicologia histórico-cultural revele todo seu potencial como um dos fundamentos de práticas psicológicas e pedagógicas comprometidas com a superação da sociedade capitalista". Esse mesmo autor, partindo de análises formuladas por Marx e por Vigotsky, considera que "já é tempo de educadores e psicólogos dedicarem mais esforços para compreenderem a psicologia objetivamente existente nos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos que se tornaram patrimônio da humanidade e que deveriam fazer parte do currículo escolar de todas as nossas crianças e nossos jovens". Desta forma, esta coletânea revela sua importância ao paresentar os prinicpais fundamentos e pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-cultural e suas implicações para o campo da Psicologia da Educação, contribuindo, por meio das instigantes idéias lançadas nos vários textos, para a consolidação de uma concepção crítica de Psicologia, que compreende que a medição de conhecimentos científicos, produzidos historicamente pelos homens, é essencial para a constituição do psiquismo humano de alunos e professores no processo de escolarização.

Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Marisa Eugênia Melillo Meira e Marilda Gonçalves Dias Facci