LIVROS

Prática Psicológica na Perspectiva Fenomenológica

Código

4049

(R$) 149,90

A presente obra contempla reflexões sobre a prática psicológica vista sob outra perspectiva: a da fenomenologia como questionadora de um pensamento hegemônico de conhecimento. Os textos reunidos neste trabalho abarcam questões fenomenológicas e apresentam alternativas de compreensão da ação psicológica e da pesquisa em Psicologia que não desconsideram a historicidade na constituição do modo humano de ser.

De uma maneira mais específica, são estudados temas da Fenomenologia, em especial da Fenomenologia Existencial de Martin Heidegger, que refletem sobre a constituição 'existencial' de uma Psicologia Clínica que, ao escapar do modelo de teoria e pesquisa científica tradicional, possa apontar para um novo horizonte de tematização psicológica.

Esperamos que os trabalhos selecionados possam deixar claro aos leitores o momento de travessia pelo qual passa a prática psicológica, ao apresentarem questionamentos sobre os fundamentos teóricos tradicionais da Psicologia Clínica e suas possibilidades para compreender e atender à demanda psicológica própria da contemporaneidade.

Editora

Juruá

Autor

Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto, Henriette Tognetti Penha Morato e Marcus Tulio Caldas