LIVROS

Comportamento Antissocial - psicoterapia para adolescentes infratores de alto risco

Código

3378

(R$) 54,70

Em tempos nos quais fervilham discussões sobre a redução da maioridade penal, uma proposta objetiva de modificação de padrões de comportamentos antissociais embasada em pressupostos científicos sólidos é o que propõe a autora.

Obra agraciada com prêmios científicos "COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL - PSICOTERAPIA PARA ADOLESCENTES INFRATORES DE ALTO RISCO" apresenta em sua primeira parte uma teoria objetiva e explicativa dos processos de desenvolvimento do comportamento antissocial e da proposta de tratamento para este padrão até mesmo para os casos mais graves, vistos pela mídia eufórica como irreversíveis e intratáveis.

Na segunda parte apresenta estudos de casos baseados em fatos reais. Histórias comoventes que ajudam a compreender o universo dos meninos do crime em suas psicoterapias, algumas bem sucedidas e outras nem tanto... Uma possibilidade para profissionais da área do direito, do serviço social, da psicologia ou apenas curiosos pelo tema compreenderem e refletirem sobre o que nos afasta e o que nos aproxima, o que nos atrai e o que nos causa repulsa no mundo da violência.

  "O Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceu princípios modernos para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei. Para haver cumprimento a estes princípios é absolutamente necessário que pesquisas sejam desenvolvidas no sentido de apresentar alternativas científicas ao atendimento apropriado desta clientela.

A autora deste livro enfrentou com eficiência e dedicação este desafio. Destituída de preconceitos quanto a resultados possíveis, encontrou o caminho do vínculo e da intervenção competente para adolescentes infratores de alto risco: aqueles considerados pela área, como não recuperáveis. Os procedimentos e resultados apresentados neste livro mostram que o caminho é possível, porém não é fácil. Os que optarem por atuar com estes adolescentes devem estar qualificados.

Este trabalho é único no Brasil. O leitor, certamente encontrará respostas para muitas de suas indagações a respeito da forma como atuar com adolescentes em conflito com a lei."   

 

Editora

Juruá

Autor

Giovana Veloso Munhoz da Rocha