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Programas de Educação para Aposentadoria: como planejar, implementar e avaliar

Código

3588

(R$) 85,00

Apresenta os fundamentos conceituais da prevenção e da promoção da saúde mental e das políticas públicas sobre educação para aposentadoria e envelhecimento ativo. Descreve teorias e modelos que fundamentam os programas. Relata os fatores de risco e de proteção à qualidade de vida na aposentadoria. Descreve características do processo grupal e manejo de grupos psicoeducativos. Evidencia diferentes estratégias e formatos de intervenção que podem compor programas de educação para aposentadoria tais como intervenções breves, intensivas e continuadas. Discute as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos programas, incluindo a avaliação de necessidades, modelo lógico, definição de objetivos, seleção de teorias para embasamento das estratégias e métodos de intervenção, produção de componentes e materiais do programa, planejamento da adoção, implementação e sustentabilidade do programa.

Apresenta os temas norteadores de programas em educação para aposentadoria: identidade, carreira, saúde, funções cognitivas, redes sociais, família, espiritualidade, lazer e projeto de vida. Destaca a pesquisa em programas de educação para aposentadoria: estudos de avaliação de necessidades, desenvolvimento de programas, eficácia, efetividade e disseminação.

Destina-se a estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de psicologia, educação, saúde, administração, gestão de pessoas, gestão de políticas públicas e afins.

 

Editora

Sinopsys

Autor

Sheila Giardini Murta, Cristineide Leandro-França, Juliana Seidl e colaboradores