TESTES

FDT - Teste dos Cinco Dígitos

Código

3879

Aplicação

funções executivas, velocidade de processamento e atenção / avaliação neuropsicológica

Kit (R$) 220,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
02   Cadernos de estímulos (reutilizável)
01   Bloco com 25 folhas de respostas
 
Objetivo
O Teste dos Cinco Dígitos – FDT tem por objetivo medir a velocidade de processamento, a atenção e subcomponentes das funções executivas (controle inibitório e flexibilidade cognitiva).
 
População
Crianças, a partir dos 06 anos de idade, adolescentes adultos e idosos, até 92 anos.
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
Livre, em média, 05 a 10 minutos de duração.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Teste dos Cinco Dígitos – FDT é um instrumento que permite avaliar de forma breve e simples a velocidade de processamento cognitivo, a capacidade de focar e reorientar a atenção e a capacidade de lidar com interferências.
 
Por se tratar de um instrumento não verbal (baseado em signos quase universais e num vocabulário de nível pré-escolar), pode examinar com muito mais facilidade as funções cognitivas numa grande diversidade de indivíduos: não só nos casos habituais, mas também nos que possuam um nível de educação muito diferente (incluindo os indivíduos analfabetos) e nos casos com um mínimo de conhecimento do idioma.  Utiliza estímulos pouco sensíveis às diferenças sociais e não envolve motricidade fina, sendo possível seu uso em diferentes grupos etários, inclusive, em indivíduos com condições atípicas de desenvolvimento ou psiquiátricas.
 
O FDT é um teste multilíngüe de funções executivas, baseado em conhecimentos lingüísticos mínimos: a leitura dos dígitos de 1 a 5 e a contagem de quantidades de 1 a 5.  Utiliza estas cinco quantidades como simples unidades cognitivas recorrentes dentro de tarefas de dificuldade crescente; o que permite medir, a velocidade e a eficiência mental do indivíduo, além de identificar imediatamente a diminuição na velocidade e na eficiência, característica dos indivíduos com transtornos neurológicos ou psiquiátricos.
 
Composto por quatro partes: Leitura, Contagem, Escolha e Alternância. As duas primeiras medem processos simples e automáticos, enquanto as duas últimas medem processos mais complexos que requerem um controle mental ativo.
 
Permite, assim, descrever a velocidade e a eficiência do processamento cognitivo, a constância da atenção focada, a automatização progressiva da tarefa e a capacidade de mobilizar um esforço mental adicional quando as séries apresentam dificuldade crescente e exigem concentração muito maior.
 
Desde seu desenvolvimento tem sido utilizado por pesquisadores em diferentes países, sendo particularmente útil na:
- detecção de problemas de linguagem, aprendizagem e memória operacional em crianças e adolescentes,
- detecção de problemas neurocognitivos em jovens e adultos,
- detecção de comprometimento cognitivo leve e no desenvolvimento de demências em populações senescentes analfabetas,
- seleção de pessoal, detectando a capacidade estabelecida para o esforço e a persistência, ou como parte do treinamento e da reabilitação em situações convencionais de trabalho.
 
Código Produto R$ Qtde
3876 Manual 100,00
3877 Caderno de estímulos 40,00
3878 Bloco com 25 folhas de respostas 45,00
Comprar
Editora

Hogrefe

Autor

Manuel Sedó, Jonas Jardim de Paula e Leandro F. Malloy-Diniz

Categoria

Aptidão / Habilidades Específicas > Neuropsicológicos