TESTES

d-2 - Atenção Concentrada

Código

1168

Aplicação

avaliação da atenção concentrada

Kit (R$) 170,00
  • Restrição Cadastro
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual e Informatizada

A PARTIR DE 11/04/2018 ESTA VERSÃO DO TESTE d-2 PODERÁ SER UTILIZADA SOMENTE PARA FINS DE PESQUISA

Novo estudo deste instrumento se encontra sob análise no SATEPSI.  Na nova versão será apresentada uma revisão completa do material, onde serão inseridos novos estudos de evidências de validade.  Também foram reformulados alguns aspectos referentes a sua aplicação e correção, que poderão inclusive ocorrer 100% informatizados, sem que a proposta original do material seja alterada.
 

Composição Kit

01   Manual
01   Bloco com 25 folhas de aplicação
01   Conjunto de crivos de correção e régua
25   Correções informatizadas
 
Objetivo
O Teste de Atenção Concentrada – d-2, tem como objetivo a avaliação da atenção concentrada visual e, em sentido mais amplo, da capacidade de concentração.
 
População
Sujeitos na faixa etária entre 09 e 52 anos de idade.
 
Aplicação
Individual ou coletiva.
 
Tempo
Seu tempo de aplicação é de 04 minutos e 40 segundos, sendo necessários 20 segundos para cada linha, e um tempo total aproximado de 08 minutos considerando-se as instruções.
 
Correção
Manual e informatizada (gratuita, mediante a compra do bloco de aplicação).
 
Descrição
O Teste de Atenção Concentrada – d-2 apresenta a vantagem de permitir um exame mais detalhado da atenção concentrada e da capacidade de concentração, pois possibilita uma análise da flutuação da atenção.  Permite avaliar, separadamente a rapidez, a exatidão, a qualidade da atenção e a flutuação no desempenho, que podem indicar distúrbios na atenção e na qualidade do trabalho.
 
A tarefa do sujeito consiste em riscar todas as letras d acompanhadas de dois traços, que podem estar em cima, embaixo ou um embaixo e outro em cima, conforme os exemplos da folha de respostas.  Inicialmente é realizado um exercício de treino.
 
A avaliação é fácil e rápida, feita com dois crivos e uma régua, que permitem computar além do número de sinais examinados em cada linha, dois tipos de erros: omissões e marcações incorretas.
 
Utilizado na avaliação da aptidão para dirigir veículos e para outras profissões que exijam concentração e atenção visual, e também para diagnóstico na área clínica, escolar e do desenvolvimento, para seleção profissional e experiências psicofarmacológicas.  Permite avaliações qualitativas e quantitativas.
 
Código Produto R$ Qtde
1165 Manual 70,00
1166 Conjunto de crivos de correção e régua 45,00
1167 Bloco com 25 folhas de aplicação 55,00
Comprar
Editora

Hogrefe

Autor

Rolf Brickemkamp

Categoria

Aptidão / Habilidades Específicas > Neuropsicológicos