TESTES

BVRT - Teste de Retenção Visual de Benton

Código

4104

Aplicação

avaliação e diagnóstico neuropsicológico

Kit (R$) 646,90
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
01   Livro de estímulos (reutilizável)
01   Crivo
10   Cadernos de aplicação (descartável)
01   Bloco com 50 folhas de avaliação (25 correções)
 
Objetivo
O Teste de Retenção Visual de Benton – BVRT, tem por objetivo avaliar habilidades de memória visual, percepção visual e praxia visuoconstrutiva.
 
População
Instrumento destinado a crianças e adultos entre 07 e 30 anos, e idosos entre 60 e 75 anos.
 
Aplicação
A aplicação deve ser realizada individualmente.
 
Tempo
Não há tempo limite para realização do teste, mas estima-se que a aplicação dure de 10 a 20 minutos em amostras não clínicas.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Teste de Retenção Visual de Benton – BVRT é um instrumento neuropsicológico breve, desenvolvido para a avaliação e diagnósticos neuropsicológicos, quando aliado ao resultado de outros instrumentos e demais procedimentos do processo de Avaliação Neuropsicológica. 
 
Reconhecido pela sensibilidade em detectar diferentes tipos de doenças orgânicas, bem como auxiliar na identificação de casos de agnosia visual, heminegligência, déficits de memória visual, práxicos, entre outros.  Tem sido utilizado internacionalmente para detectar e monitorar doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, e avaliar perfis neuropsicológicos de pacientes com quadros psiquiátricos
 
Considerado um teste de rápida e fácil aplicação, com diversos estímulos passíveis de análise qualitativa dos tipos de erros, importante para auxiliar no diagnóstico diferencial neuropsicológico.
 
O BVRT pode ser utilizado nos contextos clínico neuropsicológico ou psicológico e demais áreas nas quais há necessidade de avaliação de memória visual, percepção visual e habilidades visuoconstrutivas.  Seu uso possibilita ainda a identificação de dissociações de desempenhos (dificuldade em uma função ou habilidade enquanto outra se encontra preservada), permitindo aos profissionais dimensionarem não só a avaliação e o diagnóstico, mas também o prognóstico e o delineamento de um programa de reabilitação neuropsicológica.
 
O teste possui padrões de aplicação, pontuação baseada no número de produções corretas e a frequência dos tipos específicos de erros feitos pelos examinandos, assim como normas de desempenho por idade e escolaridade.
 
O manual apresenta casos de desempenho no Teste Benton: Traumatismo Cranioencefálico, Demência de Alzheimer e Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade.
 
Código Produto R$ Qtde
4099 Manual 220,00
4100 Crivo 29,90
4101 Livro de estímulos 165,00
4102 Caderno de aplicação (conjunto com 10 cadernos) 175,00
4103 Bloco com 50 folhas de avaliação (25 correções) 57,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Abigail Benton Sivan (adaptação: Jerusa Salles, Denise Bandeira, Clarissa Trentini, Joice Dickel e Claudio Hutz

Categoria

Aptidão / Habilidades Específicas > Neuropsicológicos