TESTES

R-2 - Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças

Código

1757

Aplicação

avaliação da inteligência infantil

Kit (R$) 287,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
30   Pranchas para aplicação (reutilizável)
01   Crivo de correção
01   Bloco com 25 folhas de respostas
 
Objetivo
O Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças R-2 tem por objetivo avaliar o potencial de inteligência (fator g) da criança.
 
População
Pode ser utilizado em crianças na faixa etária dos 5 até os 11 anos de idade.
 
Aplicação
Exclusivamente individual.
 
Tempo
Não possui limite de tempo para sua aplicação, uma vez que se trata de um teste de capacidade/poder, tendo sido registrado na amostra de padronização um tempo médio de oito minutos para sua realização (marcado a partir da Prancha 2).
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças – R-2 “apresenta uma variedade de tarefas que se pressupõe serem uma amostragem adequada das funções intelectuais mais importantes”, segundo seu autor, Rynaldo de Oliveira.
 
Em especial, na área educacional, a inteligência tem sido avaliada para diagnóstico e acompanhamento de crianças com problemas de aprendizagem, com deficiência intelectual e superdotadas.  Instrumentos adaptados à nossa realidade, como o R-2, auxiliam a prática profissional dos psicólogos nos mais diversos setores, tais como no atendimento clínico (público e particular), na escola e junto às diversas instituições sociais (Poder Judiciário, Vara da Infância, instituições de controle social) etc.
 
O teste R-2 é composto por 30 pranchas, ou cartões, com figuras coloridas, a serem aplicadas na seqüência de sua numeração, com figuras de objetos concretos ou figuras abstratas.  As pranchas são apresentadas pelo psicólogo à criança, uma de cada vez, sucessivamente. 
 
A tarefa a ser realizada pela criança é completar com uma das alternativas apresentadas abaixo da figura, o desenho da figura grande, usando para isso o tipo de raciocínio envolvido naquele item.  A opção escolhida é registrada pelo psicólogo na folha de respostas apropriada.  Alguns itens apresentam seis alternativas, outros oito, sendo somente uma a correta.
 
A avaliação é feita com uso do crivo de correção e atribuindo-se um (1) ponto para cada resposta certa.  Obtém-se o percentil correspondente ao total de pontos ao consultar a tabela apropriada, verificando-se a coluna correspondente à idade da criança.  O manual apresenta três tabelas de percentis:  para população geral, escolas públicas e escolas particulares.
 
Código Produto R$ Qtde
1329 Manual 108,00
1331 Crivo de correção 27,60
1330 Pranchas para aplicação 150,60
1332 Bloco com 25 folhas de respostas 24,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Helena Rinaldi Rosa e Irai Cristina Boccato Alves

Categoria

Inteligência / Cognição