TESTES

TONI-3 - Teste Inteligência Não Verbal: Medida de Habilidade Cognitiva Independente Linguagem

Código

1866

Aplicação

avaliação da inteligência infantil

Kit (R$) 445,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
01   Caderno de figuras (reutilizável)
01   Bloco com 25 folhas de registro de respostas
 
Objetivo
O Teste Não Verbal de Inteligência – TONI-3, tem por objetivo avaliar a inteligência geral de crianças por meio da resolução de problemas-desenhos de figuras abstratas, que não requerem leitura, escrita, fala ou audição.
 
População
Crianças com idade entre 6 e 10 anos.
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
O tempo não deve ser cronometrado.  O examinando pode levar o tempo que quiser para responder a cada item, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Teste Não Verbal de Inteligência - TONI-3 - Forma A, é uma medida do funcionamento intelectual que independe da linguagem, com poucas exigências motoras.  Todos os itens do teste requerem resolução de problemas com figuras abstratas, solicitando originalidade e flexibilidade por parte do examinando.
 
O examinador transmite as instruções por meio de gestos, mostrando os cinco itens de treino, procurando se assegurar de que a tarefa foi compreendida e respondida corretamente. O sujeito observa os itens de estímulo e responde apontando ou utilizando outro gesto significativo para, de algum modo indicar a resposta escolhida. Os itens são organizados por ordem de dificuldade, o examinador anota na Folha de Registro as respostas do sujeito, marcando com um X a resposta escolhida.  A aplicação, deve-se prosseguir até que o critério de interrupção seja alcançado, a saber, quando houver três respostas incorretas em cinco itens consecutivos.
 
O TONI-3 foi organizado para ser utilizado em crianças que tenham problemas de fala ou de audição, em crianças que não compreendam a língua do país e para portadores de outros problemas que possam interferir na avaliação de sua capacidade intelectual quando submetidos aos testes de inteligência comuns.  Assim, mostra-se particularmente valioso na avaliação intelectual de sujeitos cujo desempenho pode ser prejudicado por problemas motores ou de linguagem, provenientes de problemas como afasia, prejuízo da audição, falta de proficiência com a língua falada ou escrita, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, e falta de familiaridade com a cultura onde está sendo utilizado.
 
É um teste de inteligência altamente padronizado, psicometricamente consistente e referenciado à norma.  O manual apresenta exemplos de avaliação para ilustrar o levantamento.
 
Código Produto R$ Qtde
1863 Manual 240,00
1864 Cartão de figuras 170,00
1865 Bloco com 25 folhas de registro de respostas 35,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Linda Brow, Rita J. Sherbenou e Suzan K. Johnsen

Categoria

Inteligência / Cognição