TESTES

TNVRI - Teste de Inteligência Não Verbal

Código

1766

Aplicação

avaliação do raciocínio analógico concreto e abstrato

Kit (R$) 248,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual técnico e de aplicação
01   Caderno de aplicação (reutilizável)
01   Cartaz para aplicação coletiva (reutilizável)
01   Crivo de correção
01   Bloco com 25 folhas de respostas
 
Objetivo
O Teste Não Verbal de Raciocínio para Crianças – TNVRI tem por objetivo avaliar o potencial intelectual de crianças e jovens com base no fator g de inteligência.
 
População
Destinado a crianças com idade entre 05 anos e 09 meses e 13 anos e 03 meses, desde analfabetos.
 
Aplicação
Individual ou coletiva (máximo de 10 crianças por turma).  No caso de crianças com idade inferior a 07 anos ou com deficiências intelectuais ou motoras faz obrigatória a forma de aplicação individual.
 
Tempo
Não há limite de tempo, porém, quando a aplicação chegar aos 20 minutos deve-se solicitar à criança que marque a alternativa que está resolvendo.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Teste Não Verbal de Raciocínio para Crianças - TNVRI.é um instrumento válido no Brasil para medir a capacidade de raciocinar por analogias, como também a capacidade de dedução (potencial intelectual) de crianças e jovens adolescentes.  Útil para detectar deficiências na área de aptidão de raciocínio, podendo ser aplicado em analfabetos.
 
Cada uma das figuras do TNVRI importa em um problema, cuja solução implica que o respondente possua um certo nível de desenvolvimento intelectual.  O teste é composto por 58 figuras de objetos concretos e abstratos, distribuídos em dois fatores:
Fator 1 - Raciocínio Analógico Abstrato - constituído por 44 itens, e
Fator 2 - Raciocínio Analógico Concreto ou Habilidade Viso-espacial, - constituído por 13 itens
 
Os itens que compõem o fator 2 são os mais fáceis do teste, envolvem as habilidades de capacidade de perceber identidade, similaridade e contigüidade de elementos.  Já os itens do fator 1 exigem que a criança estabeleça relações mais complexas para poder responder, vão requerer capacidade de abstração e dedução.
 
A criança escolhe a opção correta, que então é registrada na folha apropriada. A correção é realizada pelo total de acertos – escore bruto que depois será transformado em escore percentílico.
 
Código Produto R$ Qtde
1345 Manual 108,00
1346 Crivo de correção 31,00
1347 Caderno de aplicação 58,00
1348 Bloco com 25 folhas de respostas 24,00
1349 Cartaz para aplicação coletiva 35,60
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Luiz Pasquali

Categoria

Inteligência / Cognição