TESTES

R-PAS - Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (com pranchas)

Código

4538

Aplicação

avaliação da personalidade

Kit (R$) 1.482,50
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual e Informatizada
Composição Kit
01   Manual
01   Conjunto de pranchas
01   Guia portátil
25   Protocolos de aplicação (respostas e localização)
01   Folha de referência (reutilizável)
01   Caixa
 
Objetivo
O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach – R-PAS, tem por objetivo a avaliação da dinâmica e da estrutura da personalidade, buscando identificar o desempenho comportamental do avaliando na solução de problemas visuais, cognitivos e perceptuais.
 
População
Não há uma faixa etária específica para aplicação do R-PAS, podendo variar de crianças à idosos. É recomendado apenas que a avaliação não seja realizada em pessoas com a acuidade visual reduzida, de maneira que impossibilite ou prejudique a percepção das manchas.
 
Aplicação
Individual.  
             
Tempo
Em torno de 90 minutos.
 
Correção
Manual e informatizada.
 
Descrição
O sistema R-PAS baseia-se nas evidências do teste Rorschach, ampliando sua utilidade, melhorando a base normativa e integrando novos estudos internacionais.  Apresenta um sistema simplificado e uniforme de terminologia, símbolos, cálculos e apresentação de dados.  Fornece, ainda, um programa de codificação, o qual pode ser acessado a partir de qualquer aparelho conectado à internet (PC, notebook, smartphone, iPad).
 
Perspectiva centrada nas evidências, internacionalmente orientada, para usar o teste das manchas de tintas com base na pesquisa mais recente disponível.  O Sistema procura extrair vantagem do potencial único do Rorschach como tarefa comportamental complexa, altamente portátil, que proporciona um meio de sistematicamente observar e medir a personalidade em ação.
 
Recomendado para o contexto Clínico, Jurídico, e Concursos Públicos,  especificamente o R-PAS destina-se a destacar a utilidade da avaliação baseada no Rorschach mediante:
- a seleção e o destaque das variáveis dotadas do mais forte apoio empírico, clínico e de processo de resposta/comportamental representativo, eliminando, ao mesmo tempo, as variáveis com apoio insuficiente.
- a comparação dos escores dos examinadores com uma grande amostra internacional de referencia, pelo uso de uma ordenação gráfica de percentis e de escores padronizados equivalentes.
- a produção de um sistema simplificado, uniforme e lógico de terminologia, símbolos, cálculos e apresentação de dados, tendo em vista reduzir a redundância e aumentar a parcimônia.
- a descrição da base empírica e do fundamento teórico psicológico de cada escore que vai ser interpretado.
- o fornecimento de um procedimento estatístico que se ajuste a complexidade geral do protocolo de uma ilustração gráfica do seu impacto em cada variável.
- a otimização do número de respostas dadas ao teste, com vistas a assegurar um protocolo interpretável e significativo, reduzindo drasticamente, ao mesmo tempo, o número de vezes que deve ser feita nova aplicação do teste, em virtude de poucas respostas obtidas, e a probabilidade de aplicações extremamente longas e penosas em virtude de um excesso de respostas.
- a elaboração de índices novos e revistos com a aplicação de tratamentos computacionais e estatísticos atuais.
- a oferta de acesso a um programa de codificação, numa plataforma web segura e criptografada, a partir da internet.
 
Editora

Hogrefe

Autor

Gregory Meyer; Donald Viglione; Joni Mihura; Robert Erard e Philip Erdberg - Adap. Bras: Fabiano Miguel e Danilo Silva

Categoria

Personalidade > Avaliação Familiar / Clínica / Estresse