TESTES

EAC-IJ - Escala de Autoconceito Infanto Juvenil

Código

1731

Aplicação

avaliação dos aspectos afetivos da personalidade

Kit (R$) 123,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
10   Cadernos de aplicação (descartável)
 
Objetivo
A Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil – EAC-IJ destina-se a avaliar os níveis de autoconceito, fornecendo dados referentes à qualidade das relações que a pessoa estabelece consigo mesma e a ambientes específicos de seu entorno.
 
População
Crianças e adolescentes, 08 a 16 anos de idade.
 
Aplicação
Individual ou coletiva.
 
Tempo
Não existe um tempo limite para a aplicação, os sujeitos levam de 5 a 10 minutos em média para completar o questionário.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
A Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil – EAC-IJ, é de grande utilidade aos profissionais que se ocupam dos problemas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois permite avaliar de maneira válida e confiável os diferentes níveis de autoconceito, medindo áreas importantes da afetividade em distintos contextos sociais, com os quais interagem frequentemente.
 
Para a construção da escala partiu-se do pressuposto de que o autoconceito é multidimensional, pois possui vários componentes importantes participando de sua constituição.  Assim, os vários autoconceitos foram construídos com informações e indicadores sociais diferentes, pois, ao avaliar o modo como o sujeito se vê em relação à escola, seus indicadores, assim como as informações que lhe deram retorno positivo ou negativo, serão diferentes de quando está se avaliando em relação ao contexto familiar. Na escola e na família os critérios de sucesso ou fracasso, de aceitação ou rejeição, de bonito ou feio se diferenciam nitidamente.
 
As quatro subescalas do EAC-IJ são:
- Autoconceito pessoal
- Autoconceito social
- Autoconceito escolar
- Autoconceito familiar 
 
Não se recomenda a aplicação da EAC-IJ em pessoas com algum tipo de patologia psicológica ou psiquiátrica que afete seu estado de ânimo, sua organização perceptiva da realidade, que esteja com estado alterado de consciência e em todas as outras condições que o aplicador considere que não sejam adequadas para o sujeito responder com sinceridade.
 
Código Produto R$ Qtde
1342 Manual 53,00
1343 Caderno de aplicação 7,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Fermino Sisto / Selma Martinelli

Categoria

Personalidade