TESTES

SSRS – Inventário Habilidades Sociais, Problemas Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças

Código

4015

Aplicação

habilidades sociais infantojuvenil

Kit (R$) 295,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual e Informatizada
Composição Kit
01    Manual
25   Formulários de aplicação para crianças (descartável)
25   Formulários de aplicação para pais (descartável)
25   Formulários de aplicação para professores (descartável)
01   Bloco com 25 fichas de apuração para crianças
01   Bloco com 25 fichas de apuração para pais
01   Bloco com 25 fichas de apuração para professores
25   Correções informatizadas
 
Objetivo
O Inventário de Habilidades Sociais - SSRS tem por objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, através de múltiplos avaliadores, crianças, pais e professores.
 
População
Crianças de 6 a 13 anos, inseridas no ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
 
Aplicação
Individual ou coletiva.
 
Tempo
Aproximadamente 30 minutos para a autoavaliação e 20 minutos para a avaliação por pais e professores.
 
Correção
Manual e informatizada (gratuita, mediante a compra do conjunto de formulários de aplicação e apuração).
 
Descrição
O Inventário de Habilidades Sociais SSRS é um instrumento de fácil aplicação e apuração, válido e preciso para mapear as competências acadêmicas, habilidades sociais e comportamentos, além de monitorar a efetividade de intervenções voltadas para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.
 
Com a possibilidade de coletar e comparar informações a cerca de três fontes distintas, o inventário pode atender a diferentes tipos de situações de pesquisa e prática, junto à população infantil, tais como:
 
- Rastreamento e diagnóstico de problemas de ajustamento psicossocial;
- Planejamento de intervenções, através de identificação de recursos e déficits que devem ser alvos da atenção terapêutica e/ou educativa;
- Acompanhamento do desenvolvimento socioemocional;
- Avaliação da efetividade de práticas e programas de intervenção com crianças;
- Descrição de características de populações específicas de interesse.
 
Os fatores avaliados são:
 
Habilidades Sociais – mensurados em dois tipos de indicadores: frequência e importância, sendo observados: empatia, afetividade, responsabilidade, autocontrole, civilidade, cooperação, assertividade e desenvoltura social.
 
Problemas de Comportamento – avaliados por frequência de ocorrência, são agrupados em problemas de comportamentos externalizantes, problemas de comportamentos internalizantes e hiperatividade.
 
Competência Acadêmica – baseada em indicadores do desempenho acadêmico da criança, avaliam o resultado em leitura, matemática, motivação, apoio parental e funcionamento cognitivo geral.
 
O SSRS é indicado para uso nos campos da educação regular, educação especial, psicologia clínica, neuropsicologia, psicopatologia clínica, psicologia da saúde e psicologia forense, ou qualquer campo que focalize o desenvolvimento socioemocional da criança.
 
Para avaliar as crianças, os pais e os professores devem ter tido relação direta de interação com o avaliado por vários dias da semana, pelo menos, por dois meses.
Código Produto R$ Qtde
4013 Manual 105,40
4014 Conjunto formulários aplicação e blocos apuração para 25 aplicações 189,70
Comprar
Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Adaptação e padronização Brasileira: Zilda A. P. Del Prette, Lucas Cordeiro Feitas

Categoria

Personalidade