TESTES

EPSUS-A - Escala de Percepção de Suporte Social - adulto

Código

4284

Aplicação

percepção da integração social

Kit (R$) 115,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
25   Folhas de resposta
25   Folhas de registro
 
Objetivo
A Escala de Percepção do Suporte Social - EPSUS-A, tem por objetivo avaliar o quanto as pessoas percebem as relações sociais em termos de afetividade, interações sociais, auxílios de ordem prática no processo de tomada de decisões e enfrentamento de problemas.
 
População
Instrumento destinado a pessoas de 18 a 62 anos.
 
Aplicação
Individual ou coletivo, em grupos de até 100 pessoas.  Quando os grupos forem superiores a 20 pessoas, recomenda-se a presença de um auxiliar de pesquisa.
 
Tempo
Tempo médio de aplicação é de 20 minutos, sendo aconselhável a aplicação em uma única sessão.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
A Escala de Percepção de Suporte Social – EPSUS-A tem o propósito de contribuir para uma melhor mensuração dos aspectos relacionados às vinculações sociais, principalmente no que se refere às avaliações psicológicas desenvolvidas no contexto da psicologia clínica.
 
Atualmente sabe-se que a interação social e a percepção de apoio que advém desse meio são concebidos como importantes ferramentas para o processo de percepção de indicadores relacionados à saúde e doença.  Através dos estudos ao longo de décadas, constatou-se que a percepção do suporte social pode estar relacionada a desfechos positivos na saúde física e mental dos indivíduos, auxiliando assim, nos recursos de enfrentamento quanto a situações tidas como estressoras.
 
Diversas pesquisas empíricas comprovaram também a funcionalidade do Suporte Social enquanto variável amortecedora frente a depressão, ansiedade e doenças crônicas podendo ser considerada uma variável associada positivamente com bem-estar e qualidade de vida.  Desta forma, a avaliação do suporte social pode ser um indicador acerca dos recursos que os indivíduos possuem para enfrentar determinadas situações.
 
A EPSUS-A apresenta, em seu manual, os estudos psicométricos referentes a evidências de validade e precisão.  Está composta por 36 itens, os quais avaliam 4 dimensões: Dimensão 1: afetivo,
Dimensão 2: interações sociais,
Dimensão 3: instrumental, e
Dimensão 4: enfrentamento de problemas.
 
Pode ser aplicada em diversos contextos, como Clínica, Jurídica, Comunitária e Saúde.
 
Código Produto R$ Qtde
4282 Manual 80,00
4283 Kit folhas aplicação (25 resposta e 25 de registro) 35,00
Comprar
Editora

Hogrefe

Autor

Hugo F. Cardoso e Makilim N. Baptista

Categoria

Avaliação Familiar / Clínica / Estresse > Organizacionais