Conforme RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, do Conselho Federal de Psicologia e Conselho Federal de Fonoaudiologia o instrumento pode ser utilizado por Psicólogos e Fonoaudiólogos devidamente registrados no seu Conselho Regional.
Composição Kit
01 Manual
01 Livro de Estímulos (reutilizável)
01 Guia de Aplicação
01 Crivo
01 Bloco com 25 folhas de aplicação cancelamento de figuras (descartável)
10 Protocolos de Avaliação (descartável)
Objetivo
O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil – NEUPSILIN-Inf, tem por objetivo identificar e caracterizar o perfil de funcionamento de processos neuropsicológicos visando a descrição cognitiva associada a diagnósticos em transtornos do neurodesenvolvimento, em geral, e da aprendizagem, em particular, quando aliado ao resultado de outros instrumentos e demais procedimentos no processo de avaliação neuropsicológica.
População
Crianças do primeiro ao sexto ano escolar do ensino fundamental (considerando anos de estudo formal), com idades entre 6 e 12 anos e 11 meses.
Aplicação
Individual.
Tempo
Sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 50 minutos.
Correção
Manual.
Descrição
O NEUPSILIN-Inf é indicado para a avaliação de funções neuropsicolinguísticas em crianças e caracteriza-se como um instrumento que contempla os diversos domínios cognitivos, de aplicação rápida e fácil e é dotado de um modelo de análise quantitativa e qualitativa, importante para a compreensão dos processos mentais subjacentes ao desempenho.
Trata-se, assim, de um instrumento neuropsicológico breve composto por uma bateria fixa de rastreio de habilidades verbais e não verbais, que pode auxiliar em abordagens interdisciplinares de diagnóstico, prognóstico e planejamento terapêutico em casos suspeitos ou confirmados de transtornos do neurodesenvolvimento.
Por meio dos 26 subtestes, o instrumento avalia componentes de oito funções neuropsicológicas: orientação, atenção, percepção visual, memórias (de trabalho, episódica, semântica), habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas.
Com base nos resultados obtidos, pode-se decidir por complementar a avaliação com testes ou procedimentos específicos relacionados aos domínios cognitivos evidenciados como de maior fragilidade, visando à maior segurança na interpretação das dificuldades, queixas e sintomas manifestos.
Pode ser utilizado em centros de saúde, em secretarias de saúde e de educação, nos âmbitos público e privado, contribuindo para o trabalho de profissionais especializados em neuropsicologia do desenvolvimento em sua prática clínica, bem como em pesquisas na área.