TESTES

ESUL – Escala de Suporte Laboral

Código

4162

Aplicação

diagnóstico organizacional

Kit (R$) 150,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01  Manual
50  Folhas de respostas
 
Objetivo
A Escala de Percepção do Suporte Laboral - ESUL tem por objetivo avaliar a percepção de colaboradores sobre o suporte do contexto do trabalho, especificamente em termos de interações sociais e condições materiais.
 
População
Pessoas de 17 anos a 71 anos.
 
Aplicação
A aplicação pode ser individual ou coletiva, em grupos de no máximo 30 pessoas. Para grupos superiores a 20 pessoas, recomenda-se a presença de um auxiliar de pesquisa.
 
Tempo
Livre, em média, 15 minutos de duração.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
A ESUL - Escala de Percepção do Suporte Laboral, foi construída com base na teoria de suporte social de Rodriguez e Cohen (1998), tendo como referência as três dimensões descritas por esses autores, quais sejam: suporte emocional, suporte instrumental ou prático e suporte informacional. 
 
O conceito de Suporte Organizacional se refere as crenças globais do empregado sobre o quanto a organização o valoriza e cuida de seu bem-estar, expressando-se nas crenças e expectativas do indivíduo sobre o reconhecimento da organizção de seu esforço no trabalho. 
 
Pelo fato de se relacionar à percepção de bem-estar, satisfação e apoio oferecido, esse conceito se insere no movimento da Psicologia Positiva no contexto organizacional.  A identificação da percepção dos trabalhadores sobre o suporte laboral pode resultar no empenho das organizações em minimizar a ocorrência de eventos que dificultam os relacionamentos intralaborais, o que pode impactar positivamente sobre a produtividade.
 
A escala é composta por 21 itens, respondidos por meio de uma escala do tipo likert de quatro pontos, e agrupados em duas dimensões: Interação (com 15 itens) e Benefícios (composta por 6 itens).
 
São apresentadas normas específicas para o ramo da atividade da instituição em que o indivíduo trabalha - Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços.  No manual são descritos dois exemplos de caso relativos à utilização da escala.
 
Este material vem agregar com as demais publicações existentes na literatura que avaliam o suporte laboral, que apesar de possuírem propriedades psicométricas satisfatórias, não possuem o parecer favorável do SATEPSI.
 
Código Produto R$ Qtde
4160 Manual 80,00
4161 Folhas de respostas (25 folhas) 40,00
4429 Folhas de respostas (50 folhas) 70,00
Comprar
Editora

Hogrefe

Autor

Makilim N. Baptista, Hugo F. Cardoso, Acácia A.A. dos Santos, Ana Paula P. Noronha

Categoria

Organizacionais