TESTES

Matriz de Habilidades e Interesses Profissionais

Código

2401

Aplicação

orientação e planejamento de carreira

Kit (R$) 222,20
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição kit
01   Manual de aplicação e interpretação
01   Tabuleiro organizador dos cartões (reutilizável)
72   Cartões descritores de habilidades de trabalho (reutilizável)
03   Cartões descritores de níveis de competência (reutilizável)
05   Cartões descritores de níveis de motivação (reutilizável)
01   Bloco com 25 fichas de perfil
 
Objetivo
O Matriz de Habilidades e Interesses Profissionais tem por objetivo auxiliar pessoas a escolher e/ou planejar a carreira profissional.
 
População
Jovens em fase de escolha profissional, universitários em fase de transição para o mercado de trabalho, jovens profissionais, profissionais maduros em transição de carreira, profissionais interessados em definir foco estratégico para desenvolvimento de carreira.
 
Aplicação
As características do material permitem que seja utilizado tanto em intervenções individuais quanto grupais.  Entre as atividades grupais de orientação e desenvolvimento de carreiras, estão as oficinas em escolas, universidades e organizações de trabalho, bem como intervenções em comunidades e serviços de encaminhamento ao emprego.
 
Tempo
Em torno de 15 minutos.
 
Correção
Manual
 
Descrição
A Matriz de Habilidades e Interesses Profissionais é uma ferramenta que oferece a possibilidade de articular e visualizar níveis de competência e de motivação percebidos em relação a um conjunto de 72 habilidades de trabalho relacionadas a esclarecer e priorizar preferências por habilidades e áreas ocupacionais; identificar competências estratégicas para o sucesso na carreira; definir metas de treinamento, desenvolvimento e educação de competências profissionais.
As habilidades estão descritas em cartões, construídos de forma coordenada com o modelo hexagonal de interesses profissionais de Holland.  Este modelo propõe que as pessoas e os ambientes de nossa cultura podem estar descritos por meio de seis tipos:
- Realista (R)
- Investigativo (I)
- Artístico (A)
- Social (S)
- Empreendedor (E)
- Convencional (C)
Na aplicação, cada cartão pode ser posicionado em três níveis de competência (colunas) e cinco níveis de motivação (linhas), formando uma matriz.  Os cartões possuem seis cores, que correspondem a seis categorias de ocupações que mais frequentemente utilizam as habilidades de cada cor.  Essa classificação das habilidades em grupo ocupacionais articula a autoavaliação de habilidades com a avaliação de interesses ocupacionais. 
Temos, assim, uma ferramenta que apoiará a tomada de decisões em todas as etapas de um processo de orientação de carreiras, destinada a orientadores profissionais, orientadores educacionais, profissionais de gestão de pessoas, consultores de desenvolvimento de carreiras em organizações de trabalho, coaches de carreira e todos os profissionais engajados na tarefa de auxiliar pessoas no processo de escolha ou planejamento de carreira.
O manual apresenta três estudos de caso – um sobre profissional, um sobre redirecionamento de carreira e outro sobre mudança de carreira.
Código Produto R$ Qtde
2411 Manual 90,40
2414 Bloco de fichas de perfil com 25 folhas 52,20
Comprar
Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Mauro de Oliveira Magalhães

Categoria

Orientação Vocacional / Profissional