TESTES

Procomle – protocolo de avaliação da compreensão de leitura

Código

3762

Aplicação

avaliação da compreensão leitura

Kit (R$) 150,00
  • Restrição Cadastro
Composição Kit
01   Manual
01   Manual de aplicação com instruções e normas de referência
01   Caderno de aplicação (reutilizável)
01   CD para reprodução do caderno de aplicação, folhas de respostas e de correção
 
Objetivo
O Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura – PROCOMLE, tem por finalidade avaliar o desempenho em compreensão de leitura de escolares que leem com proficiência, a fim de verificar seu perfil e classificar seu desempenho.
 
População
Indicado para escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental cuja leitura é realizada com boa fluência e precisão.
 
Aplicação
Individual (contexto clínico) ou coletiva (contexto escolar).
 
Tempo
Em dois momentos, de cerca de 40 minutos cada, preferencialmente em dias diferentes.
 
Descrição
O PROCOMLE surgiu da busca do conhecimento dos procedimentos na compreensão da leitura e de uma forma de avaliar os escolares com o intuito de descobrir a razão de suas dificuldades.
 
É necessário identificar essas dificuldades na habilidade de leitura o mais precocemente possível, a fim de evitar que as mesmas causem impedimento para o desenvolvimento do escolar.  Para isso, é necessária uma avaliação específica das habilidades de compreensão de leitura, com o objetivo de detectar o escolar que está em defasagem em relação ao seu grupo-classe e de realizar uma análise detalhada de suas potencialidades e dificuldades, a fim de fornecer meios para que educadores e profissionais possam determinar estratégias específicas e mais eficazes para que o ensino e a aprendizagem da leitura possam favorecer o desenvolvimento acadêmico e social do escolar.
 
O PROCOMLE constitui-se, assim, em um protocolo para a avaliação formal das habilidades de compreensão de leitura, que pode ser utilizado por fonoaudiólogos e psicopedagogos, em contexto clínico, e na área da educação, por professores e coordenadores pedagógicos que trabalham com escolares que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura.
 
Ao identificar em que nível de processamento da compreensão encontram-se as dificuldades, podem ser elaboradas atividades específicas que priorizam o trabalho no ponto de maior dificuldade.
 
O protocolo é formado por quatro textos: dois narrativos e dois expositivos.
 
N1 (texto narrativo) e E1(texto expositivo) – para a primeira aplicação, a fim de verificar o desempenho em cada tipo de pergunta – pergunta literal e inferencial relacionadas à microestrutura e à macroestrutura do texto.
 
N2 e E2 – devem ser utilizados após procedimentos de intervenção a fim de comparar o desempenho pré e pós-intervenção.
 
Editora

Book Toy

Autor

Vera Lúcia Orlandi Cunha e Simone Aparecida Capellini

Categoria

Psicopedagógicos / Pedagógicos / Fonoaudiológicos