TESTES

CORUJA Especialista - caderno de intervenção - memória operacional

Código

4594

Aplicação

intervenção memória operacional

Kit (R$) 219,20
  • Restrição Cadastro
Composição Kit
01   Manual
 
Objetivo
O Caderno de Intervenção do Programa Coruja Especialista tem por objetivo oferecer um conjunto de atividades para estimular alguns aspectos do desenvolvimento da memória operacional.
 
População
Alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, mais especificamente aqueles que estão frequentando o ciclo de alfabetização.
 
Aplicação
O caderno foi desenvolvido para uso individual, mas excepcionalmente pode ser usado por pequenos grupos com até três crianças, desde que suas dificuldades sejam semelhantes.  Cada criança deve ter o seu caderno para registro.
 
Descrição
O Programa Coruja Especialista foi desenvolvido para se tornar um recurso de avaliação, intervenção e monitoramento do processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Como ferramenta de intervenção, foi desenvolvida uma série de cadernos correspondentes aos quatro eixos que compõem o domínio das habilidades de aprendizagem; Linguagem, Memória Operacional, Processamento da Informação e Cognição Social.
 
As atividades estão distribuídas em quatro blocos (representados pelas estações do ano) que apresentam graus diferentes de dificuldade para oferecer um repertório amplo que possa atender a um maior número de crianças, dentro da proposta da diferenciação da instrução.
 
As tarefas são alinhadas com as propostas à matriz das habilidades de aprendizagem da Avaliação Coruja Especialista, para isto focou-se em atividades de memória de trabalho nas modalidades visual, visual sequencial, auditiva não verbal e auditiva verbal.
 
Visual – memória de trabalho visual e memória visual sequencial (em ordem direta ou inversa)
 
Auditiva – memória de trabalho auditiva sequencial, tanto verbal (sons verbais), como não verbal (sons ambientais)
 
Com o objetivo de tornar o processo de intervenção altamente eficaz, as atividades deste caderno foram desenvolvidas sob rigor teórico e técnico por uma equipe de especialistas, incluindo fonoaudiólogos, pedagogos e neuropsicólogos.
 
A diversidade de materiais presente neste caderno permite engajar as crianças no processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo ampliar o repertório de intervenções em linguagem.
 
Informações Complementares:
Algumas atividades deste caderno demandam o uso de estímulos sonoros (auditivos) específicos já gravados.  Os arquivos de áudio referentes ao caderno de processamento da informação estão disponíveis para acesso e download no site Canal Coruja www.corujaedu.com.br.  Os áudios estão organizados em faixas, de acordo com a sequência das atividades do caderno.  Para realizar a apresentação dos estímulos sonoros, é necessário ter acesso a um computador com recursos multimídia e com conexão à internet.
Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Mônica Cristina Andrade Weinstein

Categoria

Psicopedagógicos / Pedagógicos / Fonoaudiológicos