TESTES

CORUJA Especialista - caderno de intervenção - processamento da informação

Código

4622

Aplicação

intervenção processamento da informação

Kit (R$) 208,00
  • Restrição Cadastro
Composição Kit
01   Manual
 
Objetivo
O Caderno de Intervenção do Programa Coruja Especialista tem por objetivo oferecer um conjunto de atividades para estimular o processamento da informação.
 
População
Alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, mais especificamente aqueles que estão frequentando o ciclo de alfabetização.
 
Aplicação
O caderno foi desenvolvido para uso individual, mas excepcionalmente pode ser usado por pequenos grupos com até três crianças, desde que suas dificuldades sejam semelhantes.  Cada criança deve ter o seu caderno para registro.
 
Descrição
O Programa Coruja Especialista foi desenvolvido para se tornar um recurso de avaliação, intervenção e monitoramento do processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Como ferramenta de intervenção, foi desenvolvida uma série de cadernos correspondentes aos quatro eixos que compõem o domínio das habilidades de aprendizagem; Linguagem, Memória Operacional, Processamento da Informação e Cognição Social.
 
As atividades estão distribuídas em quatro blocos (representados pelas estações do ano) que apresentam graus diferentes de dificuldade para oferecer um repertório amplo que possa atender a um maior número de crianças, dentro da proposta da diferenciação da instrução.
O processamento da informação esta relacionado à eficiência com que as tarefas cognitivas são executadas, ou seja, como transformamos, armazenamos e aplicamos a informação.  Além de ter influencia direta sobre a aprendizagem, porque se relaciona à eficiência das funções de atenção, percepção e memória.
As tarefas são alinhadas com as propostas à matriz das habilidades de aprendizagem da Avaliação Coruja Especialista, para isto focou-se em atividades de processamento da informação visual, visuoespacial, informação auditiva (sons não verbais e verbais).
Com o objetivo de tornar o processo de intervenção altamente eficaz, as atividades deste caderno foram desenvolvidas sob rigor teórico e técnico por uma equipe de especialistas, incluindo fonoaudiólogos, pedagogos e neuropsicólogos.
 
Informações Complementares:
Algumas atividades deste caderno demandam o uso de estímulos sonoros (auditivos) específicos já gravados.  Os arquivos de áudio referentes ao caderno de processamento da informação estão disponíveis para acesso e download no site Canal Coruja www.corujaedu.com.br.  Os áudios estão organizados em faixas, de acordo com a sequência das atividades do caderno.  Para realizar a apresentação dos estímulos sonoros, é necessário ter acesso a um computador com recursos multimídia e com conexão à internet.
Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Mônica Cristina Andrade Weinstein

Categoria

Psicopedagógicos / Pedagógicos / Fonoaudiológicos