TESTES

Combo Escolar

Código

4398

Aplicação

materiais para uso no contexto escolar

Kit (R$) 244,00
Promoção (R$) 219,60
  • Restrição Cadastro
Composição Kit
01   Kit EAB-E - Escala de Avaliação do Bullying Escolar
01   Kit EAME-IJ - Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil  
 
EAB-E - Escala de Avaliação do Bullying Escolar
Esta escala tem por objetivo ser um instrumento de apoio ao profissional que queira confirmar suas impressões acerca da incidência de bullying no âmbito escolar, seja de autores ou vítimas desse processo. Para uso com crianças e adolescentes, com idade compreendida ente 06 e 20 anos que estejam estudando na mesma escola há pelo menos três meses.  Pode ser útil e utilizada por todos os agentes educacionais, sejam eles professores, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, assistentes sociais e psicólogos, inclusive com atuação na área clínica.
 
Pessoas que sofrem bullying podem apresentar problemas tanto emocionais como comportamentais, entre os quais se destacam a depressão, diminuição do desempenho escolar ou da autestima e, em casos mais graves, até mesmo suicídio. Assim, uma escala que auxilie na identificação das vítimas (quem sofre constantemente algum tipo de xingamento, provocação, agressão, seja ela verbal ou física) ou dos autores (aquele responsável pelos atos) pode vir a minimizar as consequências e o sofrimento causado por esse fenômeno.
 
A EAB-E não tem a pretensão de afirmar categoricamente que uma criança ou adolescente é vítima ou autor de bullying apenas com base em seus resultados. No entanto, pode funcionar como um instrumento por meio do qual esse público possa expressar aquilo que nem sempre verbaliza e fornecer subsídios para que o avaliador investigue melhor o que pode estar acontecendo e, assim, venha a tomar as medidas possíveis e cabíveis. Não se configura assim, como um instrumento diagnóstico, devendo-se considerar, principalmente, os percentis acima de 90, como um sinal de alerta para um estudo individualizado e direcionado à confirmação da existência do bullying, seja por parte das vítimas ou autores.
 
Instrumento composto por 47 questões, e tal como sua aplicação, a correção é bastante simples. A amostra total utilizada para a padronização foi composta por 1.131 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, cursando entre o primeiro ano do ensino básico e o terceiro ano do ensino médio.
 
EAME-IJ - Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil
 
Esta escala tem por objetivo fornecer informação de como a criança e o adolescente se percebem em relação às fontes de motivação como também sua intensidade.  Construída para pessoas de 08 a 11 anos de idade.
 
A EAME-IJ foi desenvolvida para aplicação e uso em crianças de ensino fundamental, apresenta propriedades psicométricas confiáveis, podendo ser utilizada por pesquisadores e profissionais da educação.
 
Construída de acordo com os pressupostos da teoria da autodeterminação, propõe uma avaliação das orientações motivacionais com base nas razões que os sujeitos apresentam para realizar os trabalhos escolares. Nesta teoria duas orientações motivacionais básicas presentes em toda conduta dos indivíduos são identificadas: a orientação motivacional denominada de intrínseca e a motivação extrínseca. A primeira refere-se à escolha e realização de determinada atividade por sua própria causa, por esta ser interessante, atraente ou, de alguma forma, geradora de satisfação e, sobretudo, com ausência de pressões externas. A segunda apresenta-se como a motivação para trabalhar em resposta a algo externo à tarefa ou atividade, como a obtenção de recompensas materiais ou sociais, de reconhecimento, objetivando atender aos comandos ou pressões de outras pessoas ou para demonstrar competências e habilidades.
 
A escala de motivação intrínseca foi construída para medir 05 dimensões: autodeterminação, competência, envolvimento na tarefa, curiosidade e interesse. Para a motivação extrínseca as dimensões foram: preocupação com avaliação, preocupação com reconhecimento, preocupação com competição, um enfoque no dinheiro ou outro incentivo claro e um enfoque na preocupação com os outros.
 
De fácil aplicação e interpretação de seus resultados, a EAME-IJ fornece assim, três tipos de medidas: uma relacionada à motivação intrínseca, outra à extrínseca e uma terceira, soma das duas anteriores, que indica a motivação geral da pessoa.
Editora

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Autor

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Categoria

Jogos Lúdicos / Material de Intervenção