TESTES

TIAH/S - Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação

Código

5643

Aplicação

Triagem e Identificação de Altas Habilidades/Superdotação

(R$) 270,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Livro de instruções vol. 1
01   Livro de Aplicação vol.2 (conjunto com 10 unidades)
01   Guia rápido  vol.3
 
Objetivo
Efetuar a triagem da presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S).
 
População
Estudantes do 3° ao 9° anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 15 anos
 
Aplicação
Individual, sendo respondida por cada profissional que atua diretamente com estudantes a ser avaliado. A execução poderá ser no formato lápis e papel ou online.
 
Tempo
Em torno de 15 minutos
 
Correção
Cálculo das pontuações brutas em cada uma das cinco áreas avaliadas pela TIAH/S e posterior transformação em resultados padronizados e percentil.
 
Descrição
A Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S) é uma escala de uso não restrito a psicólogos. Composta por 42 itens que contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral (8 itens), habilidades acadêmicas específicas (9 itens), liderança (8 itens), criatividade (8 itens) e talento artístico (9 itens).
TIAH/S pode ser usada por pedagogos, professores e profissionais vinculados à educação especial, profissionais das áreas afins que atuam em instituições escolares, em atendimento especializado (sala de recursos ou núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação), em salas de aula regulares e demais contextos nos quais haja demanda pela triagem dos casos que apresentam sinais indicadores de AH/S. Sua utilidade pode se voltar ao contexto clínico, escolar e orientação para professores.
 
 
 
Diferenciais:
 
  • Único instrumento brasileiro publicado para triagem e identificação de altas habilidades/superdotação (AH/S).
  • Norteia a identificação de possíveis casos de AH/S em crianças e adolescentes, direcionando a avaliação.
  • Otimiza tempo e recursos no processo de triagem de sinais indicadores de AH/S por professores e profissionais do contexto educacional.
Editora

Vetor

Autor

Tatiana de Cássia Nakano

Categoria

Psicopedagógicos / Pedagógicos / Fonoaudiológicos