Binaut: Modelo Binário de Investigação da Sintomatologia Autística em Crianças - Curso Presencial
R$ 450,05
R$ 380,00 no Pix
ou em até 8x de R$ 50,00
Consulte frete e o prazo de entrega
• Docente: Lilia Maíse de Jorge
• Data: 16/08/2025
• Horário: 9h às 16h
• Endereço: Avenida Presidente Vargas, 509/13º andar – Centro – Rio de Janeiro
Objetivos
Capacitar profissionais de diversas áreas clínicas, que trabalham com crianças em processo diagnóstico ou com o diagnóstico estabelecido de TEA, na aplicação, correção e interpretação do Modelo BINAUT completo, ou seja, na compreensão do uso das duas Escalas que compõem o instrumento.
Refletir sobre os aspectos favoráveis e desfavoráveis relacionados ao atendimento do autismo, na atualidade.
Fortalecer o olhar clínico sobre o desenvolvimento infantil na tarefa avaliativa de crianças em processo diagnóstico ou com o Fortalecer o olhar clínico sobre o desenvolvimento infantil na tarefa avaliativa de crianças em processo diagnóstico ou com o diagnóstico de autismo estabelecido.
Público-alvo
Psicólogos e estudantes de Psicologia (4º e 5º anos) e profissionais de áreas afins.
Conteúdo
Parte I – Fundamentação Teórica
• Breve histórico do Autismo
• Escalas de Investigação do Autismo
• Diagnóstico X Avaliação
• Princípios que subsidiam a construção do BINAUT
• Agrupamentos dos sintomas em áreas desenvolvimentais
Parte II – Desenvolvimento do Instrumento
• Estruturação das duas Escalas
• Estudos Psicométricos
• Condições para aplicação
• A Entrevista Clínica Diagnóstica Semiestruturada
Parte III – Escala I
• Aplicação, Pontuação e Correção
• Análise e Interpretação
Parte IV – Escala II
• Aplicação, Pontuação e Correção
• Análise e Interpretação
Parte V – Análise Conclusiva
• Considerações sobre a interpretação
• Estudo de caso clínico (diferente dos que constam no manual)
• Reflexões sobre as vantagens do instrumento
• Possibilidades para estudos futuros a partir do BINAUT
Docente
Lília Maíse de Jorge | CRP 06/17953
Psicóloga clínica, com especializações em Psicomotricidade e Psicopedagogia (Instituto GAE – SP), e em Altas Habilidades ou Superdotação (Instituto Genus-Sapiens – PR).
Mestrado em Psicologia Escolar (PUC – Campinas – SP). Doutorado em Psicologia na Área de Avaliação Psicológica (Universidade São Francisco – Itatiba – SP). Pós-doutorado também pela Universidade São Francisco, quando então construiu as Escalas BINAUT.