Competência Social e Habilidades Sociais
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- ISBN: 9788532655271
- Dimensão: 13.7cm x 21.0cm x 1.2cm
- Idioma: Português
- Edição: 1°
- Número de páginas: 256
- Ano: 2017
Este é um manual teórico-prático para programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Em seu conteúdo teórico atualiza os principais conceitos da área, com ênfase na centralidade da Competência Social. Com relação à prática, orienta o diagnóstico, planejamento e condução de programas de THS, tanto em formato grupal como individual.
Zilda A.P. Del Prette
 Almir Del Prette
PARTE I – BASE CONCEITUAL
 17 1. HABILIDADES SOCIAIS
 19 Habilidades Sociais enquanto campo teórico-prático,19 Habilidades Sociais enquanto conceito
 21 Definição de Habilidades Sociais
 24 Classes e subclasses de Habilidades Sociais
 25 Portfólio Geral de Habilidades Sociais
 27 Habilidades Sociais básicas
 31 Habilidades Sociais: topografia e funcionalidade,31 Sobre a aprendizagem de Habilidades Sociais
 34 2. COMPETÊNCIA SOCIAL
 37 Definição de Competência Social, 37 Competência Social: comportamentos encobertos e manifestos
 38 Critérios de avaliação da Competência Social
 40 Dimensão ética e critério básico de Competência Social
 43 Competência Social e reciprocidade nas trocas
 46 Requisitos da Competência Social
 48 Habilidades Sociais e variabilidade comportamental
 50 Automonitoria
 53 Conhecimento e autoconhecimento
 59 Ética e valores de convivência
 62 3. TAREFAS INTERPESSOAIS E PRÁTICAS CULTURAIS
 67 O conceito de tarefa interpessoal, 67 Habilidades Sociais e papéis sociais
 69 Deficits de Habilidades Sociais
 72 Competência Social e práticas culturais
 73 4. PROGRAMAS E MÉTODO VIVENCIAL
 77 Correlatos positivos do bom repertório de Habilidades Sociais
 78 Problemas associados a deficits em Habilidades Sociais
 79 Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS)
 80 Aplicações e clientelas de programas de THS
 81 Programas de Habilidades Sociais no atendimento individual
 84 Sobre o Método Vivencial
 85 O que é vivência?
 87 Vivências análogas e simbólicas
 88 PARTE II – ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA
 93 5. SOBRE A AVALIAÇÃO
 95 Avaliação inicial: por que e o que avaliar, 95 Como avaliar
 97 Avaliação de processo
 100 Avaliação continuada
 101 Avaliação final
 102 Sobre as devolutivas
 103 Avaliação de acompanhamento (follow-up), 103 A avaliação da generalização
 103 6. SOBRE TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E RECURSOS ASSOCIADOS A VIVÊNCIAS


