Aprender a ler e escrever: bases cognitivas e práticas pedagógicas
R$ 114,00 no Pix
ou em até 2x de R$ 60,00
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-948-3
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Paginas: 272
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2019
Este é o primeiro volume da trilogia A criança, a Leitura e a Escrita. Este livro aborda, em linguagem clara, porém baseada em estudos recentes na área da psicologia cognitiva da leitura, o desenvolvimento das competências cognitivas e linguísticas necessárias para a alfabetização. De modo particular, o livro é rico em sugestões de atividades lúdicas e didáticas voltadas ao desenvolvimento dessas competências, tanto na pré-escola como nos anos iniciais do ensino fundamental.
Maria José dos Santos
Sylvia Domingos Barrera
Prefácio (pág. 07)
Cláudia Cardoso-Martins
Apresentação (pág. 11)
Maria José dos Santos Sylvia Domingos Barrera
1. O cérebro que aprende a ler (pág. 19)
Jane Correa Jainne Martins Ferreira
2. Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar (pág. 33)
Fernanda Leopoldina Viana Joana Cruz Iolanda Ribeiro
3. Letramento emergente, educação infantil e aprendizagem inicial da leitura e da escrita (pág. 57)
Danielle Andrade S. Castro Regiane Kosmoski Silvestre Gatto Sylvia Domingos Barrera
4. O que sabem as crianças sobre textos antes de aprenderem a ler e escrever? (pág. 77)
Alina Galvão Spinillo
5. A interferência do realismo nominal na aquisição e compreensão dos sistemas notacionais (pág. 95)
Antonio Roazzi Alena Nobre Luciana Hodges
6. O conhecimento do nome das letras e o aprendizado da leitura e da escrita (pág. 115)
Cláudia Nascimento Guaraldo Justi Tatiana Cury Pollo
7. Consciência fonológica: como a incluir nas práticas diárias da sala de aula? (pág. 137)
Janete Teixeira de Lyra Zena Eisenberg
8. Como se aprende a ler e escrever: a compreensão do princípio alfabético (pág. 153)
Sylvia Domingos Barrera Maria José dos Santos
9. Escrita: não basta transcrever a fala, é preciso ortografar (pág. 175)
Maria José dos Santos Ana Luiza Navas Fraulein Vidigal de Paula
10. Pensando sobre os morfemas: o impacto do treino de consciência morfológica na aprendizagem da ortografia (pág. 197)
Sílvia Brilhante Guimarães
11. Fluência de leitura: o que é? A que serve? Como a desenvolver? (pág. 223)
Jane Correa Giuliana Ramires
12. A importância das funções executivas para a aprendizagem da linguagem escrita (pág. 245)
Giovanna Beatriz Kalva Medina Sandra Regina Kirchner Guimarães