Combo Cognição IV
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Adquira também o Livro de Instruções (Manual) de cada um dos testes que compõem o combo para melhor aproveitamento do instrumento:
• TEM-R-2 - Livro de Instruções (Manual)
Combo Cognição IV (TEM-R-2, TRI e Combo BDA - Aplicações Online)
O Combo Cognição IV é composto pelo teste de Memória de Reconhecimento TEM-R-2, o teste rápido de Inteligência TRI e pelo teste de Atenção Alternada, Concentrada e Difusa/Dividida Combo BDA de Aplicação Online.
TEM-R-2 - Aplicação Informatizada
O Teste de Memória de Reconhecimento – 2 (TEM-R-2) tem por objetivo avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.
As tabelas normativas do TEM-R-2 contemplam dados das cinco regiões geográficas do Brasil, contando com mais de 28 mil participantes. Dispõe de um curto período para a realização da tarefa, e possui aplicação e correção on-line.
Aplicação
A aplicação pode ser individual ou coletiva, em formato lápis e papel, informatizada ou remota, abrangendo adolescentes e adultos entre 15 e 87 anos. Todo o seu processo de aplicação não ultrapassa 10 minutos, sendo dois minutos o tempo determinado para responder à tarefa.
Objetivo
Avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.
Público-alvo
Indivíduos entre 15 e 87 anos.
TRI - Aplicação Online
O Teste Rápido de Inteligência (TRI) foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a capacidade de inteligência geral das pessoas entre 15 e 82 anos. Ele é utilizado para medir o fator g de inteligência por meio de tarefas matrizes, nas quais o avaliado deve escolher a figura que completa o quadro em branco. O TRI fornece uma medida precisa e confiável que permite a identificação do nível de inteligência das pessoas avaliadas.
Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste. Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade.
Diferenciais
O TRI possui uma aplicação simples, prática e flexível, garantindo que o avaliado possa completá-lo em até 4 minutos. É possível realizar o teste tanto de forma presencial quanto remota, de modo individual ou coletivo. Suas tabelas normativas levam em consideração fatores como idade, escolaridade e região, proporcionando resultados precisos e contextualizados para o público avaliado.
Um diferencial adicional é a capacidade de obter informações sobre o tempo de reação, quando aplicado online, permitindo uma compreensão abrangente do desempenho do avaliado.
Contextos de utilização
O TRI é um instrumento exclusivo para psicólogos e foi desenvolvido para ser utilizado em processos de avaliação psicológica que demandam a análise da inteligência. Sua aplicação é versátil, abrangendo diversos contextos (como clínico, acadêmico e profissional) e em situações específicas, como no trânsito. Além disso, o TRI foi projetado levando em consideração as cinco regiões geográficas do país, o que garante sua aplicabilidade em diferentes contextos.
Aplicação
A aplicação do TRI pode ser realizada de forma individual ou coletiva, no formato lápis e papel ou online, de forma presencial ou remota, de acordo com a disponibilidade de estrutura e preferência do profissional. Para as avaliações online, o profissional disponibilizará um link através da plataforma VOL Vetor Online, permitindo que o avaliado responda ao teste.
O TRI consiste em 15 itens, cada um com quatro alternativas de resposta, e o tempo máximo para a aplicação é de 4 minutos.
Combo BDA - Aplicações Online (Bateria Diferencial de Atenção)
A Bateria Diferencial de Atenção (BDA) avalia três tipos de atenção: a atenção alternada, a atenção concentrada e a atenção difusa/dividida. Eles se caracterizam, respectivamente, pela capacidade de focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro; pela capacidade de focar a atenção em apenas um estímulo por um período maior de tempo, enquanto outros são apresentados conjuntamente; e, por fim, pela capacidade de focar a atenção em dois ou mais estímulos em detrimento de outros.
Ainda, a BDA oferece a possibilidade de uma medida geral da atenção. Ela pode ser aplicada em pessoas dos 18 aos 91 anos, das cinco regiões do Brasil e de diferentes escolaridades.
Diferenciais
A BDA oferece três formas diferentes para avaliação de cada um dos tipos de atenção propostos (alternada, concentrada e difusa/dividida). A BDA-alternada pode ser aplicada em sua forma A, B ou C, e a mesma possibilidade existe para a BDA-concentrada e a BDA-difusa/dividida. Dessa forma, há nove possibilidades diferentes para a aferição dos três tipos de atenção.
Essa possibilidade de escolha torna difícil a aprendizagem do instrumento, assim como permite que, em caso de necessidade, uma nova avaliação do construto seja realizada, utilizando uma forma diferente do teste.
Contextos de utilização
A BDA pode ser aplicada nos mais variados contextos e situações em que o construto atenção, em seus diferentes tipos, necessite ser avaliado: trânsito, processos seletivos, porte e manuseio de arma de fogo, concursos públicos, clínica, organizações, entre outros.
Aplicação
A aplicação pode ser individual ou coletiva, e em formato lápis e papel ou informatizado (presencial ou remoto). O tempo de aplicação para cada tipo de atenção da BDA, independentemente da forma, é de 2 minutos. Assim, o tempo total dos três tipos de atenção é de 6 minutos.
Avaliação
A correção pode ser feita de forma manual ou informatizada. A correção manual deve ser realizada com crivo específico para cada teste, seguindo criteriosamente as orientações do Manual técnico. Na correção informatizada, a própria plataforma VOL Vetor Online emite o arquivo com os resultados, após inserção dos dados obtidos a partir da utilização dos crivos.
Quando aplicada em sua versão informatizada (presencial ou remota), a correção é realizada automaticamente pela plataforma VOL Vetor Online, sendo também oferecida uma medida referente ao tempo de reação da pessoa.