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Distúrbio do Processamento Auditivo. O que É?

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  • 55 páginas

Na clínica fonoaudiológica nos deparamos com grande interesse dos pais e educadores por informações sobre DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo). Depois da 1° edição do nosso livro de “Exercícios para o Desenvolvimento de Habilidades do Processamento Auditivo", feito para o trabalho clínico fonoaudiológico, surgiu o desejo de produzir este novo livro para pais e professores, com uma linguagem clara e acessível, com o intuito de sanar possíveis dúvidas sobre o tema. De acordo com pesquisas científicas realizadas, ficou comprovado que há uma ligação entre DPA e Distúrbio de Aprendizagem.

 

Os DPA estão intimamente relacionados a dificuldade na linguagem oral e escrita (Musiek, 1989; Northern & Dows, 1989). A audição é a principal via de entrada para a aquisição da linguagem oral (receptiva e expressiva) e, conseqüentemente, da leitura escrita. As alterações no processamento auditivo levam, assim, a repetidos insucessos escolares e a baixa auto-estima. Crianças com distúrbio do processamento das informações auditivas têm maiores dificuldades para compreender a fala na presença de ruído (Katz, 1997). Algumas dessas crianças (com disfunção no processamento auditivo) só compreendem aquilo que lhes é falado se estiverem num ambiente favorável, isto é, silencioso. Caso contrário, dispersam-se fácilmente com o ruído de fundo, não acompanham uma conversa com mais de dois interlocutores ou precisam de que a informação seja repetida (Pereira, 1997).

 

Infelizmente, esta não é a realidade das salas de aula das nossas escolas. Todos que convivem diretamente com uma criança que apresenta DPA devem ser orientados quanto ao que é o processamento auditivo, qual a alteração apresentada e como estimular as habilidades envolvidas. Com a finalidade de ajudar essas crianças a superarem as dificuldades, nasce em nós o desejo de nos unirmos aos pais e professores e, assim, contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento das habilidades da linguagem oral e escrita através das orientações aqui propostas.

Regina Céli Schettini

Tereza Cristina De Mendonça Rocha

 Zenilda Lúcia D. De Moraes Almeida

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