Educação a Distância e Ensino Remoto
R$ 137,75 no Pix
ou em até 2x de R$ 72,50
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 9786553742475
- Dimensões: 16 x 23 cm
- Peso: 335 gramas
- Páginas: 208
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2025
Educação a Distância e Ensino Remoto: Recursos e Estratégias de Intervenção na Educação
A transformação digital intensificou a procura por Educação a Distância (EAD) e Ensino Remoto . Entretanto, diversos educadores e profissionais da área ainda se deparam com obstáculos para aplicar métodos eficientes, utilizar ferramentas tecnológicas apropriadas e seguir as exigências legais vigentes. Esta obra atua como um guia prático e abrangente , reunindo fundamentos teóricos, orientações metodológicas e, sobretudo, soluções aplicáveis ao cotidiano de quem atua no campo educacional.
O leitor terá acesso a uma análise detalhada sobre a evolução e a importância da EAD no Brasil e no cenário internacional, bem como a estratégias para implementar ferramentas de avaliação e diagnóstico baseadas em evidências científicas . Diferente de publicações estritamente acadêmicas, este conteúdo se apresenta como um manual direto de técnicas, práticas e procedimentos , pronto para ser aplicado.
Com mais de 17 anos de experiência acumulada, as organizadoras — Thaís Zerbini e Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade — compartilham métodos validados em pesquisas e empregados em programas de formação de mestres e doutores na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) a distância. Esse conhecimento consolidado transforma o livro em um recurso indispensável para docentes, gestores educacionais e profissionais que almejam potencializar a eficácia de seus projetos de ensino online.
Além disso, a obra apresenta perspectivas para o futuro das tecnologias digitais na educação , incluindo tendências, inovações e o panorama da legislação educacional, assegurando que o leitor esteja preparado para enfrentar e aproveitar as novas demandas e oportunidades da educação conectada.
Thaís Zerbini
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
PREFÁCIO (pág. 7)
APRESENTAÇÃO (pág. 9)
• Thaís Zerbini (pág. 9)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 9)
1. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS DO APRENDER VIA TECNOLOGIAS DIGITAIS (pág. 15)
• Lara Barros Martins (pág. 15)
• Thaís Zerbini (pág. 15)
• Cláudio Gaspar de Mello (pág. 15)
2. A IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PARTICIPANTES NO PLANEJAMENTO DE CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA (pág. 39)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 39)
• Thaís Zerbini (pág. 39)
3. GESTÃO DA PERMANÊNCIA: DO ENGAJAMENTO AO FEEDBACK A PROFESSORES E PLANEJADORES ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (pág. 55)
• Cláudio Gaspar de Mello (pág. 55)
• Lilia Aparecida Kanan (pág. 55)
• Dyjalma Antonio Bassoli (pág. 55)
• Edileine Vieira Machado da Silva (pág. 55)
4. O AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO ON-LINE (pág. 83)
• Lara Barros Martins (pág. 83)
• Elienay Eiko Rodrigues Umekawa (pág. 83)
5. IMPACTO DE AÇÕES EDUCACIONAIS OFERTADAS A DISTÂNCIA NO DESEMPENHO DO ESTUDANTE EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO (pág. 101)
• Thaís Zerbini (pág. 101)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 101)
• Lara Barros Martins (pág. 101)
6. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? (pág. 125)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 125)
• Luciana Mourão (pág. 125)
7. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAS (pág. 147)
• Fabiana Maris Versuti (pág. 147)
• Marina Greghi Sticca (pág. 147)
• Mayra Antonelli Ponti (pág. 147)
• Rafael Lima Dalle Mulle (pág. 147)
• Cristina Costa-Lobo (pág. 147)
8. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO (pág. 165)
• Marina Greghi Sticca (pág. 165)
• Francisco Roberto Sanchez Cavalheiro (pág. 165)
9. LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO: UMA ESTEIRA DE ACONTECIMENTOS ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (pág. 181)
• Dyjalma Antonio Bassoli (pág. 181)
• Edileine Vieira Machado da Silva (pág. 181)
• Alessandra Fracaroli Perez (pág. 181)