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Memória da Psicologia

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  • Tema: Psicologia Geral
  • ISBN: 978-85-7585-733-5
  • Peso: 368 gramas
  • Tamanho: 16 x 23 cm
  • Paginas: 404
  • Edição: 1. Edição
  • Ano de Publicação: 2014

Destinada, principalmente, ao leitor interessado no desenvolvimento da Psicologia, esta obra, de viés histórico, inclui textos de palestras, conferências, comunicações em congressos, capítulos de teses universitárias e artigos do autor apresentados originalmente no Brasil ou no exterior em distintos meios de comunicação. A coletânea aqui resgatada abrange textos nas seguintes áreas da psicologia: história da psicologia, psicologia educacional, psicologia da aprendizagem, motivação humana, psicologia intercultural e orientação educacional e profissional.

Arrigo Leonardo Angelini

Apresentação (pág. 9)

 

Parte I – História da Psicologia (pág. 13)

1. A Psicologia em dez universidades dos Estados Unidos: impressões de viagem – 1952 (pág. 15)

2. O status da Psicologia e a profissão de psicólogo em 21 países, 1962: excerto da conferência Internacional sobre Intercâmbio em Psicologia (pág. 29)

3. Aspectos atuais da profissão de psicólogo no Brasil – 1974 (pág. 69)

4. Evolução e tendências da Psicologia no Brasil – 1984 (pág. 85)

5. Psicologia aplicada e problemas do Brasil, um país em desenvolvimento – 1992 (pág. 95)

6. Subsídios para a história da Psicologia no Brasil e a criação do Instituto de Psicologia da USP – 2006 (pág. 101)

 

Parte II – Psicologia Educacional (pág. 113)

7. O sentido atual da Psicologia Educacional – 1960 (pág. 115)

8. A televisão educativa no Brasil – 1969 (pág. 131)

9. Características do professor eficiente – 1983 (pág. 137)

 

Parte III – Psicologia da Aprendizagem (pág. 153)

10. Apreciação crítica do conexionismo como teoria  da aprendizagem – 1950 (pág. 155)

11. Contribuição ao estudo do material para pesquisas em aprendizagem verbal – 1952 (pág. 163)

12. Aprendizagem serial: um tema para pesquisa – 1953 (pág. 175)

13. Fenômenos intrasseriais na aprendizagem – 1953 (pág. 181)

14. Influência da variação da similaridade entre os itens sobre a curva de posição serial, em aprendizagem verbal – 1953 (pág. 189)

15. Uma dedução teórica explicativa da curva de posição serial – 1953 (pág. 195)

16. Poderá o ácido glutâmico favorecer a aprendizagem  da leitura e da escrita? Plano de pesquisa – 1955 (pág. 203)

 

Parte IV – Motivação Humana (pág. 209)

17. O constructo da motivação – 1955 (pág. 211)

18. É possível medir a motivação? – 1955 (pág. 221)

19. Um novo método para avaliar a motivação humana – 1955 (pág. 237)

20. O motivo de realização – 1955 (pág. 247)

21. A avaliação da motivação humana pelo MPAM – 1958 (pág. 257)

22. Motivo de realização e desenvolvimento econômico – 1970 (pág. 269)

Parte V – Psicologia Intercultural (pág. 279)

23. Perspectivas e problemas da pesquisa intercultural – 1964 (pág. 281)

24. Motivação, aspiração profissional e alguns aspectos da educação dos filhos: estudo comparativo de dados obtidos no Brasil e nos Estados Unidos – 1964 (pág. 291)

25. Problemas metodológicos na pesquisa intercultural em Psicologia – 1966 (pág. 303)

26. Pesquisa intercultural em Psicologia – 1970 (pág. 309)

27. Atividade e passividade em atitudes sociais de escolares brasileiros: um estudo em função de religião e sexo – 1981 (pág. 319)

 

Parte VI – Orientação Educacional e Orientação Profissional (pág. 331)

28. A Orientação Educacional – 1954 (pág. 333)

29. A Orientação Profissional – 1954 (pág. 341)

30. Os interesses profissionais – 1954 (pág. 351)

31. Interesses artísticos e aptidões artísticas – 1958 (pág. 365)

32. Valores ocupacionais: uma comparação entre duas gerações – 1976 (pág. 381)

33. Interesses profissionais e aptidão intelectual – 1982 (pág. 395)

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