Neuropsicologia cognitiva - Modelos teóricos e aplicações em avaliação e intervenção
R$ 156,75 no Pix
ou em até 3x de R$ 55,00
Consulte frete e o prazo de entrega
Tema: Neuropsicologia
ISBN: 9786553742857Dimensões: 16 x 23 cm
Páginas: 328Edição: 1ª Edição
Ano de Publicação: 2025Neuropsicologia Cognitiva: teoria e prática para avaliação e intervenção eficaz
Uma obra atual, confiável e com aplicação direta na prática clínica, o livro "Neuropsicologia Cognitiva – Modelos teóricos e aplicações em avaliação e intervenção" é leitura essencial para profissionais e estudantes que atuam com avaliação neuropsicológica, intervenção em dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e funções cognitivas.
Produzido pelo renomado grupo NEUROCOG – Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva, o livro reúne 15 capítulos que abordam temas centrais da neuropsicologia cognitiva, como:
• Funções executivas, memória de trabalho e metacognição
• Leitura e escrita: avaliação, dificuldades (como dislexia e TDAH) e intervenção
• Ansiedade de leitura e seu impacto na fluência e compreensão
• Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e habilidades sociocomunicativas
• Afasias e estratégias de reabilitação
• Desenvolvimento cognitivo-linguístico na infância e fatores ambientais
Esta obra é ideal para quem atua com neuropsicologia do desenvolvimento, transtornos de aprendizagem, reabilitação cognitiva e educação inclusiva.
Além disso, o livro traz um programa de intervenção neuropsicológica para leitura e escrita, estruturado para aplicação em crianças — um recurso valioso para quem atua na clínica ou na escola.
Perfeito para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e médicos, assim como pesquisadores e estudantes da área. Uma fonte rica de conhecimento, com embasamento científico e foco na aplicabilidade.
Jerusa Fumagalli de Salles
Luciane da Rosa Piccolo
Maxciel Zortea
INTRODUÇÃO (pág. 9)
Jerusa Fumagalli de Salles
Maxciel Zortea
Luciane da Rosa Piccolo
1. RELAÇÕES ENTRE HABILIDADES PRECURSORAS DE ALFABETIZAÇÃO E DESFECHOS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS (pág. 23)
Érica Prates Krás Borges
Julia Scalco Pereira
Fabiano da Silva Ciochetta
2. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) E DIFICULDADES DE LEITURA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS COMPARATIVOS DE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO EM CRIANÇAS E O QUE INFORMAM A PRÁTICA NEUROPSICOLÓGICA? (pág. 41)
Gabriella Koltermann
Júlia Beatriz Lopes-Silva
Jerusa Fumagalli de Salles
3. RECONHECIMENTO DE PALAVRAS, FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA TEXTUAL: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS TRÊS SUBDOMÍNIOS PARA O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS NA LEITURA (pág. 57)
Fabiane Puntel Basso
Helena Vellinho Corso
Luciane da Rosa Piccolo
4. ANSIEDADE DE LEITURA E DESEMPENHO EM LEITURA: DECODIFICAÇÃO, COMPREENSÃO E FLUÊNCIA (pág. 69)
Luciane da Rosa Piccolo
Melina Lima
Francielle Machado Beria
Fabiane Puntel Basso
Jerusa Fumagalli de Salles
5. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-LINGUÍSTICO NA INFÂNCIA: RELAÇÕES COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO E AMBIENTE LINGUÍSTICO FAMILIAR (pág. 85)
Julia Scalco Pereira
Gabriella Koltermann
Juliana Burges Sbicigo
Luciane da Rosa Piccolo
6. PROMOÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DIFICULDADES: CONTRIBUIÇÕES DA RTI PARA MELHOR DESEMPENHO ACADÊMICO (pág. 101)
Natália Becker
Fabiano da Silva Ciochetta
Érica Prates Krás Borges
7. AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIOCOMUNICATIVAS NO TEA: ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS, COMPORTAMENTAIS E FAMILIARES (pág. 117)
Francielle Machado Beria
Érica Prates Krás Borges
Bibiana Gallas Steigleder
Renata Giuliani Endres
Cleonice Alves Bosa
8. RELAÇÕES ENTRE COMPREENSÃO DE LEITURA E FUNÇÕES EXECUTIVAS: POSSIBILIDADES DO MODELO DE REDE (pág. 33)
Évelin Fulginiti de Assis
Débora Mayer Nunes
Wagner de Lara Machado
Helena Vellinho Corso
9. RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA DE TRABALHO E FUNÇÕES EXECUTIVAS – DO CONSTRUTO ÀS TAREFAS AVALIATIVAS E ÀS IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM APRENDIZAGEM (pág. 155)
Helena Vellinho Corso
Jerusa Fumagalli de Salles
10. BINDING E ATENÇÃO TOP-DOWN NO MODELO MULTICOMPONENTE DE MEMÓRIA DE TRABALHO (pág. 169)
Alexandre de Pontes Nobre
Francéia Veiga Liedtke
11. ASSOCIAÇÃO SEMÂNTICA DE PALAVRAS: DA TÉCNICA ÀS FUNÇÕES – ESTÍMULOS PARA CONSTRUÇÃO DE AVALIAÇÕES/INTERVENÇÕES
EM NEUROPSICOLOGIA (pág. 183)
Maxciel Zortea
Natália Becker
Jerusa Fumagalli de Salles
12. ESTUDO DO PROCESSAMENTO LÉXICO-SEMÂNTICO E DA MEMÓRIA IMPLÍCITA ATRAVÉS DO PARADIGMA DE PRIMING (pág. 205)
Juliana Burges Sbicigo
Carolina Luísa Beckenkamp
Alexandre de Pontes Nobre
13. METACOGNIÇÃO E METAMEMÓRIA DURANTE O ENVELHECIMENTO: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÕES SOB A ÓTICA DA NEUROPSICOLOGIA (pág. 223)
Maxciel Zortea
Felipe Schroeder de Oliveira
Camila Schorr Miná
14. DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA O CONTEXTO BRASILEIRO (pág. 241)
Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Luciane da Rosa Piccolo
Julia Scalco Pereira
Natália Becker
Fabiane Puntel Basso
15. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NAS AFASIAS PARA ALÉM DA LINGUAGEM (pág. 263)
Denise Ren da Fontoura
Luis Filipe Silveira Schmidt
APÊNDICE – PROGRAMA INSTRUÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA LEITURA E DA ESCRITA – VERSÃO DE PESQUISA (INELE-P): SUGESTÕES AO APLICADOR (pág. 277)
Natália Becker
Mirella Liberatore Prando
Jerusa Fumagalli de Salles