icon-blog Blog icon-blog Distribuidores
icon-blog

Central de Atendimento

icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_7ad8c31d-ddf6-4c08-80f6-ad5ccffb1d5c
image_89b87e96-3453-46de-a3b2-880d6e8976f5
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Neuropsicologia cognitiva - Modelos teóricos e aplicações em avaliação e intervenção

SKU 002278

0 avaliações de clientes

R$ 156,75 no Pix

ou em até 3x de R$ 55,00

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

Tema: Neuropsicologia

ISBN: 9786553742857

Dimensões: 16 x 23 cm

Páginas: 328

Edição: 1ª Edição

Ano de Publicação: 2025

Neuropsicologia Cognitiva: teoria e prática para avaliação e intervenção eficaz

Uma obra atual, confiável e com aplicação direta na prática clínica, o livro "Neuropsicologia Cognitiva – Modelos teóricos e aplicações em avaliação e intervenção" é leitura essencial para profissionais e estudantes que atuam com avaliação neuropsicológica, intervenção em dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e funções cognitivas.

 

Produzido pelo renomado grupo NEUROCOGNúcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva, o livro reúne 15 capítulos que abordam temas centrais da neuropsicologia cognitiva, como:

• Funções executivas, memória de trabalho e metacognição

• Leitura e escrita: avaliação, dificuldades (como dislexia e TDAH) e intervenção

• Ansiedade de leitura e seu impacto na fluência e compreensão

• Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e habilidades sociocomunicativas

• Afasias e estratégias de reabilitação

• Desenvolvimento cognitivo-linguístico na infância e fatores ambientais

 

Esta obra é ideal para quem atua com neuropsicologia do desenvolvimento, transtornos de aprendizagem, reabilitação cognitiva e educação inclusiva.
Além disso, o livro traz um programa de intervenção neuropsicológica para leitura e escrita, estruturado para aplicação em crianças — um recurso valioso para quem atua na clínica ou na escola.

 

Perfeito para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e médicos, assim como pesquisadores e estudantes da área. Uma fonte rica de conhecimento, com embasamento científico e foco na aplicabilidade.

Jerusa Fumagalli de Salles

Luciane da Rosa Piccolo

Maxciel Zortea

INTRODUÇÃO (pág. 9)

Jerusa Fumagalli de Salles

Maxciel Zortea

Luciane da Rosa Piccolo

 

1. RELAÇÕES ENTRE HABILIDADES PRECURSORAS DE ALFABETIZAÇÃO E DESFECHOS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS (pág. 23)

Érica Prates Krás Borges

Julia Scalco Pereira

Fabiano da Silva Ciochetta

 

2. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) E DIFICULDADES DE LEITURA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS COMPARATIVOS DE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO EM CRIANÇAS E O QUE INFORMAM A PRÁTICA NEUROPSICOLÓGICA? (pág. 41)

Gabriella Koltermann

Júlia Beatriz Lopes-Silva

Jerusa Fumagalli de Salles

 

3. RECONHECIMENTO DE PALAVRAS, FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA TEXTUAL: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS TRÊS SUBDOMÍNIOS PARA O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS NA LEITURA (pág. 57)

Fabiane Puntel Basso

Helena Vellinho Corso

Luciane da Rosa Piccolo

 

4. ANSIEDADE DE LEITURA E DESEMPENHO EM LEITURA: DECODIFICAÇÃO, COMPREENSÃO E FLUÊNCIA (pág. 69)

Luciane da Rosa Piccolo

Melina Lima

Francielle Machado Beria

Fabiane Puntel Basso

Jerusa Fumagalli de Salles

 

5. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-LINGUÍSTICO NA INFÂNCIA: RELAÇÕES COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO E AMBIENTE LINGUÍSTICO FAMILIAR (pág. 85)

Julia Scalco Pereira

Gabriella Koltermann

Juliana Burges Sbicigo

Luciane da Rosa Piccolo

 

6. PROMOÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DIFICULDADES: CONTRIBUIÇÕES DA RTI PARA MELHOR DESEMPENHO ACADÊMICO (pág. 101)

Natália Becker

Fabiano da Silva Ciochetta

Érica Prates Krás Borges

 

7. AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIOCOMUNICATIVAS NO TEA: ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS, COMPORTAMENTAIS E FAMILIARES (pág. 117)

Francielle Machado Beria

Érica Prates Krás Borges

Bibiana Gallas Steigleder

Renata Giuliani Endres

Cleonice Alves Bosa

 

8. RELAÇÕES ENTRE COMPREENSÃO DE LEITURA E FUNÇÕES EXECUTIVAS: POSSIBILIDADES DO MODELO DE REDE (pág. 33)

Évelin Fulginiti de Assis

Débora Mayer Nunes

Wagner de Lara Machado

Helena Vellinho Corso

 

9. RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA DE TRABALHO E FUNÇÕES EXECUTIVAS – DO CONSTRUTO ÀS TAREFAS AVALIATIVAS E ÀS IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM APRENDIZAGEM (pág. 155)

Helena Vellinho Corso

Jerusa Fumagalli de Salles

 

10. BINDING E ATENÇÃO TOP-DOWN NO MODELO MULTICOMPONENTE DE MEMÓRIA DE TRABALHO (pág. 169)

Alexandre de Pontes Nobre

Francéia Veiga Liedtke

 

11. ASSOCIAÇÃO SEMÂNTICA DE PALAVRAS: DA TÉCNICA ÀS FUNÇÕES – ESTÍMULOS PARA CONSTRUÇÃO DE AVALIAÇÕES/INTERVENÇÕES
EM NEUROPSICOLOGIA (pág. 183)

Maxciel Zortea

Natália Becker

Jerusa Fumagalli de Salles

 

12. ESTUDO DO PROCESSAMENTO LÉXICO-SEMÂNTICO E DA MEMÓRIA IMPLÍCITA ATRAVÉS DO PARADIGMA DE PRIMING (pág. 205)

Juliana Burges Sbicigo

Carolina Luísa Beckenkamp

Alexandre de Pontes Nobre

 

13. METACOGNIÇÃO E METAMEMÓRIA DURANTE O ENVELHECIMENTO: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÕES SOB A ÓTICA DA NEUROPSICOLOGIA (pág. 223)

Maxciel Zortea

Felipe Schroeder de Oliveira

Camila Schorr Miná

 

14. DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA O CONTEXTO BRASILEIRO (pág. 241)

Jaqueline de Carvalho Rodrigues

Luciane da Rosa Piccolo

Julia Scalco Pereira

Natália Becker

Fabiane Puntel Basso

 

15. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NAS AFASIAS PARA ALÉM DA LINGUAGEM (pág. 263)

Denise Ren da Fontoura

Luis Filipe Silveira Schmidt

 

APÊNDICE – PROGRAMA INSTRUÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA LEITURA E DA ESCRITA – VERSÃO DE PESQUISA (INELE-P): SUGESTÕES AO APLICADOR (pág. 277)

Natália Becker

Mirella Liberatore Prando

Jerusa Fumagalli de Salles

 

SOBRE OS AUTORES (pág. 321)

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!