Psicologia da saúde na escola: lições e desafios
R$ 108,30 no Pix
ou em até 2x de R$ 57,00
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Saúde
- ISBN: 978-85-7585-904-9
- Peso: 330 gramas
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 208
- Edição: 1. Edição
- Ano de Publicação: 2018
O objetivo do livro ”Psicologia da Saúde na escola: lições e desafios” é defender uma escola menos "centro comercial"; com menos "consumidores" e mais estudantes, com menos aulas-vagas, com mais cuidado aos profissionais da educação, com menos individualismo e mais grupalidade.
Pensamos que a exacerbação do individualismo/narcisismo alimenta e intensifica o desastre da competição violenta e mortífera que observamos em nossos ambientes sociais e escolares. Estudantes humilhados, agredidos ou mesmo assassinados em trotes universitários e em conflitos na sala de aula ou em brigas e balas perdidas nos arredores de escolas.
Manuel Morgado Rezende
Maria Geralda Viana Heleno
Miria Benincasa Gomes
Carla Luciano Codani Hisatugo
Apresentação (pág. 7)
• Manuel Morgado Rezende
Psicologia da saúde: um campo em construção (pág. 11)
• Manuel Morgado Rezende Saul Neves de Jesus
Educação e saúde (pág. 21)
• Jorge Renato Johann Rejane Lúcia Veiga Oliveira Johann
Educação inclusiva: presença e valorização do saber especialista (pág. 43)
• Kelly Cristina Brandão da Silva
Reflexões sobre o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na interface entre educação e saúde (pág. 63)
• Camila Tariff Ferreira Folquito
A agressividade da criança no espaço escolar: relações com o desenvolvimento psicológico (pág. 79)
• Hilda Rosa Capelão Avoglia Talita Helena Spada
Problemas de comportamento externalizante e internalizante de crianças de baixa renda de escolas públicas (pág. 101)
• Carla Luciano Codani Hisatugo Eda Marconi Custódio
Adolescência, saúde e escola (pág. 113)
• Miria Benincasa Gomes Rosa Maria Frugoli da Silva
Resiliência de jovens universitários: desafios e fatores de proteção (pág. 133)
• Priscilla Gomes Rezende Adriana Leônidas de Oliveira
Percepção de professores do ensino fundamental acerca dos fatores associados ao estresse ocupacional (pág. 151)
• Márcia Siqueira de Andrade Fernando Fabiano Gonçalves de Lima
Práticas restaurativas: uma alternativa de mediação de conflitos na escola (pág. 173)
• Maria Isabel Maldonado Guimarães Maria Geralda Viana Heleno