Resiliência e Educação: Perspectivas Teóricas e Práticas
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- ISBN: 978-65-8616-349-0
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2021
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 344
Esta obra apresenta uma compilação de estudos teóricos e empíricos que analisam os processos de resiliência de crianças, adolescentes e jovens com base nas relações com o contexto de educação formal. Partindo de diferentes enfoques analíticos e metodológicos, os textos trazem contribuições (teóricas e práticas) para o trabalho dos pesquisadores e profissionais que atuam diretamente no âmbito escolar, em especial psicólogos, professores, gestores educacionais, assistentes sociais, entre outros.
Alex Sandro Gomes Pessoa
Silvia Helena Koller
PREFÁCIO (pág. 11)
PARTE I – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E INOVAÇÃO NAS PESQUISAS SOBRE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO (pág. 15)
1. POR UMA RETÓRICA LATINO-AMERICANA SOBRE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO (pág. 17)
Alex Sandro Gomes Pessoa
Silvia Helena Koller
2. RESILIÊNCIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA: UM BALANÇO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (pág. 29)
Vanessa Hanayo Sakotani
Renata Maria Coimbra
3. ESCOLA E RESILIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (pág. 49)
Elisa Avellar Merçon-Vargas
Edinete Maria Rosa
Roberta Zanini da Rocha
Ana Cristina Garcia Dias
4. APROXIMAÇÕES DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE PAULO FREIRE COM OS ESTUDOS SOBRE RESILIÊNCIA (pág. 65)
Neli Henriques Cacozza
Elaine Gomes Ferro
Jorge Luís Mazzeo Mariano
Alex Sandro Gomes Pessoa
5. MAUS-TRATOS INFANTIS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA (pág. 79)
Roberta Noronha Azevedo
Marina Rezende Bazon
6. DEVOLUTIVAS DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIAS DE RESSIGNIFICAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DE PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA (pág. 101)
Marina Carvalho da Silva Gracino
Alex Sandro Gomes Pessoa
Jaqueline Knupp Medeiros
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PARTE II – RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E PROCESSOS DE RESILIÊNCIA (pág. 119)
7. TUTORES DE RESILIÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA (pág. 121)
Isabela Samogim Santos
Alex Sandro Gomes Pessoa
8. BULLYING E RESILIÊNCIA: GRUPO DE PARES COMO FATOR DE PROTEÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR (pág. 135)
Grazielli Fernandes
Débora Dalbosco Dell’Aglio
Maria Angela Mattar Yunes
9. TRAJETÓRIAS DE RESILIÊNCIA DE SUJEITOS HOMOSSEXUAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO FORMAL (pág. 153)
Rafael Contini Quirino
Alex Sandro Gomes Pessoa
Vagner Matias do Prado
10. “BOA JOGADA!”: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO POSITIVO DE JOVENS POR MEIO DO ESPORTE (pág. 171)
Mikael Almeida Corrêa
Maurício Pinto Marques
Ana Cristina Garcia Dias
Simone dos Santos Paludo
PARTE III – MODELOS INTERVENTIVOS BEM-SUCEDIDOS PARA PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL (pág. 189)
11. A PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL COMO PROMOTORA DE RESILIÊNCIA: ALGUMAS INTERVENÇÕES POSSÍVEIS (pág. 191)
Naiana Dapieve Patias
Jaqueline Portella Giordani
Jana Gonçalves Zappe
12. A ESCUTA E O DIÁLOGO COM PROFESSORES NA PROMOÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO E DE RESILIÊNCIA (pág. 215)
Célia Regina Rangel Nascimento
Ivana Carneiro Botelho
Elisara Licia Sant’Anna
13. INTERVENÇÃO POSITIVA PARA PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA EM AMBIENTE EDUCACIONAL: SEJA O SUPER-HERÓI DE SUA PRÓPRIA VIDA (pág. 233)
Gelson Vanderlei Weschenfelder
Maria Angela Mattar Yunes
14. RELAÇÕES DE ENSINO E TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS EM EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS: RESILIÊNCIA(S) (pág. 253)
Sandra Santos Cabral Baron
Desirée Ramos do Carmo
15. RESILIÊNCIA INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO HUMANA DE FUTUROS DOCENTES (pág. 275)
Tatiana Lima Brasil
Aurino Lima Ferreira
16. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE E RESILIÊNCIA: ANÁLISE DE FATORES PROTETIVOS E DE RISCO DE UM
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL (pág. 295)
Sebastião Benício da Costa Neto
Maria da Graça Pereira
17. RESILIÊNCIA NAS ESCOLAS: CURRÍCULO EUROPEU PARA A PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA (RESCUR) EM PORTUGAL (pág. 315)
Celeste Simões
Paula Lebre
Anabela Santos
Cátia Branquinho
Tânia Gaspar
Ana Fonseca
Margarida Gaspar de Matos