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SON-R - 21/2 7 - Folha de Registro

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SON-R 2½-7 [a] – Teste Não Verbal de Inteligência

Avaliação cognitiva independente da linguagem e escolaridade

O SON-R 2½-7 [a] é um instrumento não verbal que avalia a inteligência geral, oferecendo uma medição precisa do desenvolvimento e das habilidades cognitivas de crianças pequenas. Ele é composto por quatro subtestes, que medem habilidades espaciais, viso-motoras e de raciocínio abstrato e concreto.

O SON-R se diferencia de outros testes não verbais por sua:

Abordagem amigável: estilo de aplicação atrativo e motivador para a criança;

Aplicabilidade personalizada: adaptado às particularidades de cada criança;

Amplitude de habilidades medidas e avaliação independente do nível de linguagem.

Os subtestes estão agrupados em dois tipos:

Raciocínio: Categorias e Situações;

Execução (espacial e viso-motora): Mosaicos e Padrões.

Esse teste pode ser utilizado como primeira opção em avaliações cognitivas ou como segundo instrumento em situações que exigem decisões importantes ou quando a validade do primeiro teste é questionada.

 

Público-alvo

Crianças entre 2 anos e meio até 7 anos e 11 meses.

Indicado especialmente para:

• Crianças com dificuldades auditivas;

• Crianças com problemas de linguagem;

• Crianças com autismo e transtornos do desenvolvimento;

Imigrantes cuja primeira língua difere da falada localmente.

 

Aplicação

A aplicação é individual e tem duração aproximada de 40 minutos, incluindo pequenas pausas entre os subtestes.

As instruções podem ser dadas de forma verbal ou não verbal, adaptando-se à habilidade comunicativa da criança, tornando o processo natural e acessível.

 

Contexto de aplicação

Indicado para os contextos Educacional, Clínico, Neuropsicológico e demais situações em que é necessária a avaliação cognitiva.

 

Normatização

A normatização brasileira contou com 1.200 crianças de todas as regiões do país e diferentes níveis socioeconômicos. Também foi realizado estudo empírico com crianças com surdez profunda, com adaptações adequadas ao contexto nacional.

 

Correção

A correção pode ser feita de forma manual ou informatizada por meio de software incluso no kit (compatível com Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista e Windows 7).

 

A versão informatizada disponibiliza o QI padronizado com ajuste do efeito Flynn – fenômeno que indica aumento gradual da inteligência em países ocidentais. O software realiza automaticamente o cálculo com base na diferença entre o ano de aplicação e o ano da padronização.

Jacob Laros

Peter Tellegen

Girlene Ribeiro de Jesus

Camila Akemi Karino

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