Temas Contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento
R$ 90,25 no Pix
ou R$ 90,25 no PIX
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Psicologia Humanista
- ISBN: 978-85-7585-478-5
- Peso: 330 gramas
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 260
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2012
O livro Temas contemporâneos em psicologia do desenvolvimento surgiu da ideia de alguns professores do núcleo do Desenvolvimento Humano do curso de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que uniram esforços para apresentar uma coletânea de textos que acolhesse várias perspectivas psicológicas sobre o desenvolvimento humano.
Preocupamo-nos em oferecer aos graduandos, bem como aos profissionais, de psicologia, pedagogia e áreas afins uma obra que pudesse expressar o respeito pelas diferenças epistemológicas e a admiração pela singularidade de cada enfoque sobre o tema.
Esperamos que o leitor desfrute da leitura dos textos de docentes e psicólogos clínicos que buscaram, em seus capítulos, consolidar uma reflexão sobre a psicologia do desenvolvimento e seus desdobramentos.
Aurélio Fabricío Torres de Melo
Karina Okajima Fukumitsu
Marian Ávila de Lima e Dias
Prefácio
• Maria Júlia Kovács (pág. 7)
Introdução: Desenvolvimento humano: entre o natural e a cultura
• Berenice Carpigiani (pág. 12)
1. Desenvolvimento psíquico sob a
perspectiva da psicanálise
• Maria Alice Barbosa Lapastini (pág. 30)
2. Desenvolvimento humano: uma reflexão
a partir do enfoque histórico-cultural
• Laura Marisa Carnielo Calejon (pág. 59)
3. Processo de individuação: o desenvolvimento da personalidade na perspectiva da psicologia analítica
• Santina Rodrigues de Oliveira (pág. 79)
4. Desenvolvimento e maturação: perspectivas atuais da gestalt-terapia
• Karina Okajima Fukumitsu (pág. 103)
5. Desenvolvimento humano na abordagem centrada na pessoa: a tendência à atualização e as atitudes facilitadoras como caminho para o crescimento
• Ana Paula Fujisaka e Esther Gomes de Lima Carrenho (pág. 114)
6. Una concepción integradora sobre el desarrollo del ser humano y su mportancia en la educación
• Guillermo Arias Beatón (pág. 147)
7. O conhecimento metalinguístico de crianças: o papel das aprendizagens implícitas e explícitas
• Fraulein Vidigal de Paula, Jane Correa e Alina Galvão Spinillo (pág. 161)
8. Adolescência, tecnologia e pseudoformação
• Marian Ávila de Lima e Dias (pág. 197)
9. O desenvolvimento moral: apontamentos sobre a crítica habermasiana ao “nível seis” de Kohlberg
• Claudio Bastidas (pág. 231)
10. Morte e desenvolvimento
• Aurélio Fabricío Torres de Melo (pág. 243)