Visão subnormal: um enfoque educacional
R$ 65,55 no Pix
ou em até 1x de R$ 65,55
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Inclusão Social/Deficiências
- ISBN: 978-85-7585-211-8
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2007
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 114
Quais condições educacionais são necessárias para que uma criança com visão subnormal possa ser uma pessoa integrada, realizada, autônoma e socialmente participante?
O Curso para Educadores, do I Congresso de Visão Subnormal, fruto do trabalho de profissionais com ampla experiência na área da deficiência visual, constituiu uma reflexão sobre essa pergunta. Reiterou que a criança com grave deficiência visual consegue, por meio de interações ao longo de seu desenvolvimento, ampliar sua habilidade de perceber, entrar em contato, organizar e compreender o mundo onde está.
Esta obra registra aulas ministradas nesse curso. Emergiu da convicção de que é indispensável disseminar conhecimentos e experiências em benefício das pessoas com visão subnormal e de que é importante a divulgação para que os caminhos encontrados, às vezes em situações economicamente precárias, instiguem outros trabalhos.
Elcie F. Salzano Masini
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto
Apresentação (pág. 13)
A pessoa com visão subnormal: desenvolvimento de sua eficiência visual
Elcie F. Salzano Masini (pág. 19)
A pessoa com visão subnormal e seu processo pedagógico
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto (pág. 35)
Formação requerida para o professor especializado atender o aluno com visão subnormal na escola regular
Thaís Regina Fernandes Solér
Tânia Guizzardi Plazza
Lucimar Amaral Ezequiel (pág. 55)
O que o educador (pais e professores) precisa saber sobre a visão subnormal
Eliana M. Ormelezi
Maria da Graça Corsi
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto (pág. 63)
A inclusão da criança com baixa visão na Educação Infantil
Marilda Moraes Garcia Bruno (pág. 81)
Desenvolvimento da eficiência visual: a relação e os atendimentos à pessoa com visão subnormal
Sônia Maria Salomon (pág. 93)
Comentários sobre o curso para educadores
Elcie F. Salzano Masini
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto (pág. 107)