Quem Disse Que as Crianças Não Nascem Com Manual de Instruções?
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• ISBN: 978-65-84793-75-0
• Edição: 1ª
• Ano: 2025
• Editora: Ampla
• Paginas: 100
• Tamanho: 14,8x21,0 cm
Quem Disse Que as Crianças Não Nascem Com Manual de Instruções?
Um olhar sensível e necessário para a infância: fortalecendo a conexão entre família e escola
Como criar uma ponte verdadeira entre a casa e a escola, promovendo o desenvolvimento integral da criança?
Neste livro técnico-terapêutico, pais, professores e gestores escolares encontrarão reflexões profundas e práticas sobre a importância de alinhar a educação familiar com a educação escolar. A autora, com mais de 10 anos de experiência em psicologia e educação, traz textos cuidadosamente organizados a partir de sua vivência clínica e institucional.
A obra propõe um olhar cuidadoso sobre o papel da família e da escola como referências fundamentais no processo de aprendizagem, socialização e bem-estar emocional das crianças. Mais do que teorias, o conteúdo convida o leitor à prática da escuta ativa, do vínculo afetivo e da corresponsabilidade educativa.
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Para quem este livro foi feito:
• Pais que desejam participar ativamente da jornada escolar de seus filhos
• Educadores que buscam fortalecer o elo com as famílias
• Coordenadores e gestores que promovem um ambiente escolar acolhedor e colaborativo
Por que este livro é essencial nos dias de hoje?
A educação se mostra, hoje mais do que nunca, como um dos motores centrais de transformação social. Mas ela só cumpre seu papel quando família e escola caminham juntas, com diálogo, empatia e objetivos compartilhados. Este livro oferece ferramentas, provocações e caminhos para que esse encontro aconteça de forma real e produtiva.
Você vai encontrar:
Reflexões práticas sobre o cotidiano escolar e familiar
Estratégias de fortalecimento do vínculo entre escola e casa
Abordagem acessível e acolhedora, mesmo para quem não é da área técnica
Experiências reais da autora no acompanhamento de famílias e crianças
Capítulo 01 - Objetivo
Capítulo 02 - Palavra da psicóloga
Capítulo 03 - Um olhar para a relação escola/família, família/escola
Capítulo 04 - Um olhar cuidadoso para a infância
Capítulo 05 - Um olhar para a escolha e a relação com a escola
Capítulo 06 - Tabela de acompanhamento para escolher a escola
Capítulo 07 - Um olhar para a criança e a família
Capítulo 08 - Um olhar para o olhar do professor como objeto de autoestima
Capítulo 09 - Um olhar para o brincar
Capítulo 10 - Um olhar para os grupos de bate papo
Capítulo 11 - Um olhar para a internet e os streamings
Capítulo 12 - Um olhar para o psicólogo escolar
Capítulo 13 - Carta para a família
Capítulo 14 - Sugestões de intervenções para a família
Capítulo 15 - Carta para a escola
Capítulo 16 - Sugestão de atividades para o estabelecimento do elo escola/família